O Chef
Santamaria está apaixonado pela gastronomia. Em 1981, com apenas 24 anos, abriu o Can Fabes com a mulher, Angels. Conquistou a sua primeira estrela Michelin sete anos depois. À qual se seguiu a segunda estrela e, em 1994, a terceira. Durante seis anos, o Can Fabes também foi considerado o melhor restaurante de Espanha.
O restaurante
O Can Fabes fica em Sant Celoni, uma pequena cidade entre Girona e Barcelona. Nos últimos 25 anos Santamaria transformou esta casa tradicional de aldeia num elegante restaurante-hotel de cinco quartos.
A cozinha
Equilibrada, catalã refinada com um toque zen, fundindo o clássico com o moderno. A estética é levada tão a sério quanto a comida, desde a primeira edição de menus de Tàpies à decoração. A sala de jantar comum, Espai Coch, tem um menu barato.
As especialidades
Ravioli de camarão Santi Santamaria não é pasta, mas um carpaccio de camarão combinado com cogumelos e salpicados com azeite de trufas. Surpreendentemente, este prato leve e moderno, que fez a fama de Santamaria, foi criado há 15 anos e está no menu desde então. Outro clássico é a Langoustine à la Plancha (lagosta grelhada), uma deliciosa lagosta com uma espuma de trufas servida com ervilha de quebrar estaladiça.
Preços
Os menus variam entre 129 e 165 euros e uma refeição de três pratos à la carte ronda os 115 euros. O menu no Espai Coch custa 50 euros, mais 15 euros para o vinho.
Onde ficar
Onde melhor senão num dos cinco quartos do Can Fabes? Em alternativa, experimente o Hotel Masferrer (00 34 938 487 705, http://www.hotelmasferrer.com/), uma casa do século XII renovada, no parque nacional de Montseny. Quartos duplos a partir de 120 euros.
O mais parecido?
Santamaria lançou o Evo, um restaurante concebido por Richard Rogers, uma nave espacial hipermoderna no topo do novo hotel em Barcelona, Torre Hesperia. Também elaborou os menus para o restaurante Santceloni, com duas estrelas Michelin, no hotel Hesperia em Madrid.