DEVE SABER
Formalidades de entrada – Passaporte em vigor. Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias, prorrogável por igual período.
Moeda – Real
Precauções sanitárias – Apesar de não serem obrigatórias, são aconselháveis as vacinas contra o tifo e a hepatite.
Electricidade – Por vezes 110 W, outras 220 W.
Clima Tropical – A melhor altura para visitar o Parque Nacional Lençóis Maranhenses é de Junho a Setembro, quando deixa de chover e as lagoas estão cheias.
Andar por lá – O centro de São Luís é suficientemente compacto para se poder deslocar a pé. Desde o porto, saem barcos todos os dias até Alcântara (a viagem dura hora e meia). A Barreirinhas pode chegar-se de autocarro (a viagem dura cerca de nove horas) ou de avioneta.
PARA VER
SÃO LUÍS
Imprescindível passear pela zona histórica de São Luís, declarada Património Mundial pela Unesco. Aqui, encontra-se uma grande quantidade de casas com fachadas cobertas de azulejos; as mais interessantes estão na Praça de Portugal e nas ruas Trapiche, Sol, Cândido Mendes e 28 de Julho. Também não se deve perder o Palácios dos Leões, frente ao Palácio La Ravardiere (onde se situa o edifício da Câmara), a catedral, o mercado da Praia Grande, a igreja do Desterro e o Teatro Arthur Azevedo. Entre os museus, destacam-se o Museu do Negro, dedicado à cultura africana, o Museu do Centro de Cultura Popular, sobre o artesanato do Estado, e o Museu Histórico e Artístico do Estado do Maranhão, com uma boa colecção de arte colonial. A festa mais famosa de São Luís é Bemba-meu-boi, que se celebra em Junho.
ALCÂNTARA
O melhor é dar um longo passeio para apreciar o conjunto de arquitectura tradicional. Na Praça da Matriz, onde fica o pelourinho, no Largo do Carmo e na Rua Grande encontram-se os melhores edifícios. A pouca distância há algumas praias com restaurantes muito populares.
BARREIRINHAS E PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES
A pequena povoação de Barreirinhas, nas margens do rio Preguiça, é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Uma excursão de um dia pelo rio permite parar em alguns locais para passear entre as dunas e as lagoas. Também é possível percorrer rotas em jipe para visitar o bosque que rodeia a zona e as dunas.
DORMIR
EM SÃO LUÍS
Pousada Colonial – (Alfonso Pena, 112. Tel. 232 2834). Antiga casa restaurada, com uma boa relação qualidade-preço.
Pousada do Francês – (Rua 7 de Setembro, 121). Alojamento num antigo edifício colonial muito bem restaurado.
Chalé da Lagoa – (Rua da Lagoa). Um bom hotel situado frente à praia de Araçagi.
EM ALCÂNTARA
Pelourinho – (Praça Matriz). Um local ideal para ficar no centro. Se preferir um alojamento na praia, a
Pousada dos Guarás (praia da Baronesa) oferece cabanas num local muito tranquilo.
EM BARREIRINHAS E NO PARQUE NACIONAL LENÇÓIS MARANHENSES
Pousada Lins – (Joaquim Soeiro de Carvalho. Tel. 349 1203).
Pousada do Baiano – (Col. Godinho. Tel. 349 1110).
Hotel Pousada do Buriti (Rua Inácio Lins s/n. Tel. 349 1338). Tranquilo e confortável. 30 quartos bem equipados.
COMER
Muitos dos pratos tradicionais do Maranhão têm como base o peixe o marisco. Entre eles, contam-se o arroz de cuxá (feito com gambas secas, alho e alguns legumes locais), as tortas de sururu e gambas e a caldeirada de gambas com pirão (pasta de mandioca). Como acontece em todo o Brasil, as doses são fartas.
Em São Luís surgiram numerosos restaurantes nos arredores do porto, muito animados ao fim da tarde. Entre eles, destacamos:
Base da Lenoca – (D. Pedro II, 181), pelo marisco.
Base do Edilson – (Rua Alencar Campos, 3). Um pouco afastado do centro, mas vale a pena.
Senac – (Rua da Nazaré, 242). É um restaurante-escola, pelo que se torna muito económico.
Na praia de Ponta d´Areia, a mais próxima da cidade, também se concentra um bom número de restaurantes, entre os quais destacamos o Tia Maria.
Em Alcântara, Josefa y Copos e Bocas servem pratos simples e, na Praia da Baronesa, a Pousada dos Guarás oferece pratos à base de peixe. A maior parte dos locais nocturnos situa-se na zona de São Francisco, mas têm surgido cada vez mais bares junto do porto. Bar do Porto (Rua do Trapiche) e Cantaria (Beco da Prensa) são duas possibilidades.
COMPRAR
São Luís é o melhor local para encontrar artesanato local, como cerâmica, cestaria e marchetaria. O Centro de Artesanato (Rua de São Pantaleão) e o Mercado Central (Praça do Mercado) têm a maior variedade de produtos.
NA REDE
www.maranhao.gov.br Portal oficial do governo do Estado do Maranhão.
www.turismo.ma.gov.br Os principais pólos turísticos do Maranhão: localização, cultura, informações úteis e ainda propostas de turismo de aventura, ecoturismo e turismo cultural e religioso.
www.parquelencois.com.br Informações sobre o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses. Dicas úteis, hotéis e pousadas, bares e restaurantes, agências e passeios.
www.guiasaoluis.com.br Turismo em São Luís e noutras cidades do Estado. Diversão, alimentação, serviços, saúde e contactos úteis.
LER
Lonely Planet Brasil – Um guia indispensável para visitar o país. O que ver, onde ficar e comer. Inclui mapas e contactos úteis.
Guia Brasil Renault – (Guias Gallimard) Transporte, clima, serviços e informações necessárias para uma viagem de sucesso. De norte a sul, todos os itinerários do Brasil, em oito roteiros.
Publicado na edição número 14 da revista “Rotas do Mundo” de Maio de 2006