1. O Courrier Internacional é uma revista mensal generalista que edita, em Língua Portuguesa, trabalhos publicados pelos jornais de referência mais influentes e de maior tiragem a nível global, bem como por órgãos que normalmente não entram nos grandes circuitos comerciais da informação.
2. O Courrier Internacional está, por opção própria e até pela natureza das fontes a que recorre, comprometido com um jornalismo de qualidade. Através dele, pretende oferecer aos leitores uma informação rigorosa e diversificada, bem como opiniões pluralistas sobre o que se passa no mundo, recusando o sensacionalismo e respeitando a esfera privada dos cidadãos.
3. O Courrier Internacional nasce e pretende implantar-se numa economia de mercado, identificando-se com o modelo de sociedade democrática defendido pela União Europeia. Mas a informação que produz e veicula não deixará de ter sempre em conta que há outros valores para lá da livre concorrência. Por isso se compromete a respeitar e promover os direitos do Homem, bem como a valorizar as conquistas civilizacionais que o dignificam.
4. O Courrier Internacional faz as suas opções editoriais de acordo com critérios de atualidade, mas aposta numa forma diferente de as apresentar aos leitores. Buscará sempre o máximo de ângulos de abordagem e de análise dos factos noticiosos, rejeitando a informação normalizada por correntes de opinião ou por interesses dominantes, sejam políticos, militares, económicos ou mediáticos.
5. O Courrier Internacional oferece aos seus leitores um olhar independente sobre o mundo, sem pretender impor-lhes uma visão do mundo.