Até 2029, a Inteligência Artificial (IA) automatizará muitas tarefas tradicionais de vendas, permitindo assim que as organizações se concentrem em atividades de maior valor e ofereçam aos potenciais consumidores experiências imersivas, incluindo interações personalizadas de realidade estendida (XR), que vão redefinir o alcance aos consumidores. À medida que a IA se torna mais prevalente, tarefas de vendas demoradas serão automatizadas e executadas em larga escala em poucos minutos.
Num futuro próximo, a IA Generativa (GenAI) vai fornecer resumos de chamadas e atualizações de contas, mas, à medida que esta evolui, os agentes de IA irão lidar com atividades mais complexas, como criar propostas, elaborar matrizes de comparação competitiva e fornecer justificativas personalizadas de retorno sobre o investimento (ROI).
As organizações líderes vão aproveitar esses ganhos de produtividade para investir em formas transformadoras de envolver os consumidores, aprofundar relações e melhorar a educação do consumidor. Especificamente, as empresas vão procurar nas tecnologias imersivas uma revolução na forma como captam e mantêm a atenção dos consumidores, oferecendo experiências que ultrapassam os limites dos media tradicionais.
Até 2029, tecnologias como vídeos a 360 graus, exibições holográficas, assistentes de voz, chatbots com IA e dispositivos wearables serão apenas o início de uma transformação mais ampla. As organizações irão adotar crescentemente a realidade virtual (VR) para showrooms digitais e experiências simuladas de produtos, bem como a realidade aumentada (AR) para sobrepor informações aos ambientes reais dos consumidores, estabelecendo as bases para interações ao estilo do meta-verso.
As ferramentas imersivas vão tornar-se centrais para as estratégias de vendas das empresas do Global 2000, marcando uma mudança significativa em relação às práticas atuais, que ainda dependem muito de PDF e webinars. Para sustentar estas interações, será essencial melhorar a qualidade e a quantidade dos dados sobre os consumidores. As empresas terão de compreender profundamente as preferências dos consumidores, para criar experiências personalizadas que estejam alinhadas não só com os padrões da indústria ou a última ação do consumidor, mas também com nuances subtis do comprador, bem como o seu papel na hierarquia organizacional, mentalidade competitiva, pressões de compra, tecnologias em uso e recursos internos de implementação.
Além disso, será necessário um investimento significativo em novas ferramentas e competências. Equipar as equipas com a tecnologia adequada e fornecer formação abrangente será crucial para maximizar os benefícios das tecnologias imersivas. Tal investimento impulsionará uma transformação nas estratégias de envolvimento com o consumidor, permitindo com que as equipas de vendas possam oferecer interações mais impactantes e inovadoras para os seus consumidores.
As ferramentas imersivas, por sua vez, irão proporcionar um melhor alcance, envolvimento e conversão de consumidores, pois ao oferecer experiências envolventes, tridimensionais e altamente personalizadas, fomentem conexões mais profundas com pessoas e produtos. À medida que as estratégias de vendas imersivas se tornam a norma, estabelecerão novos padrões para o envolvimento do consumidor na era digital, transformando essas experiências em prática comum em vez de exceção.