João Caupers foi agora nomeado Juíz Presidente do Tribunal Constitucional, depois de ter ingressado na instituição em 2014. E os seus escritos de 2010 regressaram para o atormentar, e esclarecer os portugueses sobre o que pensa, afinal, o Juíz sobre temas como a homosexualidade e a “tolerância com as minorias”, as derivas “liberais” das mulheres solteiras e a importância dos “tomates” e os “efeitos funestos” da falta dos ditos.
Ficamos a conhecer… ou talvez não, já que, segundo o próprio, “os textos eram um instrumento pedagógico, dirigido aos estudantes que, para melhor provocar o leitor, utilizada uma linguagem quase caricatural, usando e abusando de comparações mais ou menos absurdas, não refletindo necessariamente as minhas ideias. Algo imc0ompreensivel para o paine d eolheiros do Olho Vivo. Na verdade, nem os textos são pedagógicos, nem é irrelevante o que pensa no nosso presidente do tribunal superior do País.
Muito pelo contrário. “É muito importante conhecer melhor o que defendem e no que acreditam estes juízes. E era benéfico que fosse mais transparente este processo de nomeações, cheio de proximinades, acordos tácitos, entendimentos partidários”, afirmou Mafalda Anjos, diretora da VISÃO no Olho Vivo, o programa de comentário político e económico.
Em análise esteve também a possibilidade de adiamento das eleições autárquicas, uma proposta de Rui Rio que não teve qualquer acolhimento nesta fase, bem como a lei que dificulta as candidaturas dos independentes às fregesias. “Um caso de partidocracia, que foi acordado entre o PS e o PSD”. O Partido Socialista veio agora emendar a mão e anunciar uma correção à medida, ainda a tempo das eleições de outubro.
Outro assunto em destaque foi a legislação agora aprovada que permite a um dos pais em teletrabalho ter apoio para ficar a cuidar dos filhos pequenos. “Uma medida bem vinda, mas que chega com atraso de um mês, que se junta aos atrasos na preparação do ensino não presencial.”
O pedido de explusão de Mamadou Ba do País, as livrarias fechadas e a ausência de Marcelo Rebelo de Sousa estiveram também em análise.
Fique com o painel de olheiros desta semana, Mafalda Anjos, Filipe Luís e Nuno Miguel Ropio.
Ouvir em PODCAST