«For Your Eyes Only». Isto não é secreto, é ultra, super, hiper. É o superlativo de secretíssimo. Hiperbólico, incomparável, único, extraordinário. Há mais sinónimos, mas está entendido. Nas redes sociais apareceu um espantoso documento sobre a guerra na Ucrânia, atribuído ao Pentágono, ou a inteligência associada, que se espalhou pelo «Telegram», «Twitter», e outras redes. Pesquisando bem, com as palavras certas, até está no Google.
A data do plano é de 31 de março de 2023, tem o formato do «briefing» diário que é apresentado ao presidente dos Estados Unidos, e destaca a situação militar, os meios utilizados, e os equipamentos ocidentais já disponíveis na Ucrânia. Revela, também, inúmeros dados sobre as forças russas, e só não revela a data, a hora, e os locais da ofensiva ucraniana. Assim não vale. Tanto aparato, para nada.
Que raio de plano é este, afinal? Cheira a Inteligência Artificial. Revela dados factuais, engana-se em equipamentos, baralha alguns números, de forças em presença, mas não consegue discernir, nem divulgar, por onde vão arrancar as forças ucranianas numa frente de mais de 600 quilómetros. Será por aqui? Por ali? Por todo o lado? Ou só em direção à Crimeia?
Um plano assim parece batota. Foi fabricado pelo GRU? Se sim, então são tolos. Não se alcança o objetivo. Meter medo? Contar os «Leopard 2» que já entraram na Ucrânia? Aterrorizar os seus próprios soldados? Ou terá sido cozinhado pela secreta de Kiev, com ajuda da DIA? Dá um ar mais verosímil, diga-se.
Seja como for, e vendo bem, depois de o ler, este plano mais do que secreto até poderia ter sido montado por um qualquer alucinado, em Moscovo, Washington, Kiev, Minsk, Pequim, ou numa cave de Linda-a-Pastora. Bastaria, para tanto, ter um excel atualizado dos equipamentos já fornecidos à Ucrânia, as frentes mais ativas, o nome das unidades em combate direto, mais uma panóplia de informações e dados espalhados por milhões de fontes, mas todas abertas e disponíveis. Melhor dizendo, qualquer um de nós poderia mastigar aquela sopa.
Apesar de tudo, este plano secreto tem um cariz excecional: assusta. É o objetivo. A Ucrânia está a dias, semanas, de se atirar, com toda a força, aos russos. De cima a baixo, de Donetsk e Zaporizya, ao Mar de Azov e ao Mar Negro, cortando-os em pequenos pedaços, de Leste a Oeste. Este é o verdadeiro plano das forças militares ucranianas. Nada dissimulado, escondido, disfarçado.
MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ A serenidade de Alexandra Reis
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.