O novo Ford Focus EcoBoost Edition acaba de chegar aos concessionários portugueses. Atualmente, o poder de compra e o crédito são praticamente nulos. Para determinar o preço a pagar, por um carro novo, as emissões de C02 são um elemento fundamental.
A verdade é que os automóveis movidos a eletricidade continuam a sentir dificuldade em conquistar mercado, por várias razões. A fraca autonomia, o funcionamento deficiente da rede de abastecimento, o preço dos carros, o fim dos benefícios fiscais, etc. Andar com um carro elétrico, quando não temos um local de abastecimento privado, é uma aventura. Os veículos movidos a combustíveis fósseis continuam a liderar o top de vendas.
A gasolina está tão cara que comprar um carro que gaste mais de cinco litros aos 100 km começa a ser um luxo. A pensar nestas questões, os fabricantes têm feito um esforço para produzir motores de pequena cilindrada com uma performance equilibrada. Um bom exemplo são os blocos 1.6 diesel mais recentes, que oferecem um binário semelhante a alguns blocos 2.0 litros. É verdade que a “genica” em estrada é diferente, em particular nas ultrapassagens onde sentimos diferença no comportamento dinâmico quando o carro está mais pesado.
O novo Ford Focus 1.0 EcoBoost é um excelente embaixador desta tendência crescente. A poupança de combustível é evidente e a carteira agradece.
A Ford Europa está a planear mais do que triplicar a produção dos seus veículos equipados com os motores EcoBoost a gasolina, de 141.000 o ano passado, para aproximadamente 480.000 em 2015. Mais de 300.000, do total da produção de veículos anual projetada, serão equipados com o novo 1.0 EcoBoost. Este ano, o novo motor 1.0 EcoBoost de três cilindros foi introduzido no Focus. O motor será disponibilizado ainda este ano no C-MAX e no novo B-MAX, e no futuro em vários outros veículos Ford.
O motor EcoBoost de 1.0 litros é turbo comprimido e com injeção direta para extrair níveis de potência e eficiência de combustível a partir de um bloco de motor de três cilindros. Esta combinação de potência e baixas emissões de CO2 permite um binário de 170Nm (200Nm em overboost) entre as 1.400rpm e as 4.500rpm.
À semelhança de anteriores lançamentos em Portugal, a Ford volta a apostar numa versão especial a um preço competitivo, denominada EcoBoost Edition. Tendo por base o nível de equipamento mais elevado Titanium, o novo Focus 1.0EcoBoost Edition de 125 CV, está disponível nas versões de 5 portas e station wagon e conta com o seguinte equipamento: ar condicionado automático duplo, rádio/CD com sistema Bluetooth com controlo por voz, ficha USB, botão de arranque e sistema de chave inteligente, vidros escurecidos, jantes de liga leve de 17 polegadas, espelho retrovisores e exteriores elétricos e aquecidos, computador de bordo, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS com EBD, ESP com EBA, controlo automático de velocidade e sistema de vectorização do binário. Na minha opinião, o novo Focus com o pequeno propulsor a gasolina é um bom exemplo de um modelo onde é obrigatório fazer bem as contas antes de decidir comprar um carro com um bloco a gasóleo. Analisar bem o número de quilómetros que faz por ano, valor de retoma, etc.
O preço para a versão 5 portas é de 19. 000 euros, no caso da versão SW (carrinha) o valor a pagar é de 19.750 euros.