Siga o VISÃO Motores no Twitter: http://twitter.com/VisaoMotores
O convidado de hoje no VISÃO Motores é o Audi A3 Sportback 1.6 TDI munido do motor de 105 CV. Este é sem dúvida um dos modelos mais emblemáticos da marca alemã. O pequeno Audi A2 nunca conquistou os portugueses, enquanto que o novo Audi A1, que será revelado na próxima edição do Salão de Genebra, chega aos concessionários apenas na Primavera/Verão de 2010. Os modelos A3 e A4 continuma a ser os principais pontas de lança do construtor germânico
Sempre gostei do A3, imagem robusta, elementos estilísticos característicos de um automóvel “Premium” e um interior requintado. Ao longo da sua carreira conseguiu contrariar os problemas de fiabilidade e juventude evidenciados na primeira geração.
O Audi A3 Sportback (5 portas) é invariavelmente apontado como uma opção a considerar para quem pretende um automóvel fiável, com uma gama alargada de motores e equipamento a preceito. Recordo que este modelo está disponível na configuração de berlina 3 e 5 portas e cabrio. É possível comprar um A3 de três portas com um motor 1.4 T FSI por 25.600 euros, o mais barato, ou arrebatar um A3 2.0 TDI Sport Quattro de 170 CV por 42.700 euros.
Novo motor 1.6 TDI de 105 CV
Não julgue que o motor 1.9 desapareceu, nada disso, o famoso bloco de quatro cilindros em linha “Pump injection” continua disponível mas… é certo que o motor 2.0 litros tem ganho gradualmente a preferência dos clientes.
A novidade do A3 é então o novo 1.6 TDI de 105 CV que está à venda com um preço a partir de 28.500 euros. Menos poluente (112 gramas/km), o Audi A3 com este propulsor “common rail” destaca-se pelos consumos reduzidos. Consegui médias constantes de 5,3 litros aos 100, numa condução descontraída, num misto de cidade e auto-estrada. O sistema “Start and Stop” – que desliga automaticamente o motor enquanto estamos parados – contribui decisivamente para o bom valor alcançado. É verdade que o Audi A3 Sportback com este motor é algo amorfo a reagir, não tem a vitalidade dos velhinhos 1.9 TDi injector bomba mas… o gasóleo está caro e temos de cuidar do planeta. O bloco 1.6 TDI ganha uma nova alma a partir das 1900 rpm. O A3 Sportback evoluiu gradualmente ao longo dos seus cinco anos de vida, mais no conteúdo do que na forma. É pena que este bloco ainda não esteja disponível com a caixa manual de seis velocidades. A bela DSG está a caminho. Sem stress!
O Audi A3 Sportback é agradável de conduzir, “pisa bem a estrada”, isto apesar das jantes de 17 polegadas. Ao volante, primeiro estranhei a posição de condução, depois habituei-me e ganhei confiança ao fim de poucos quilómetros. A direcção é precisa e transmite-nos o “feeling” correcto mesmo nas curvas mais apertadas. Os valores anunciados pelo fabricante indicam 11,7 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 194 km/h.
O Audi A3 Sportback 1.6 TDI de 105 CV de potência é relativamente espaçoso para os passageiros dos lugares traseiros e possui 370 livros de capacidade da bagageira. O Audi A3 equipado com este motor está disponível com um preço a partir de 28.500 euros.
Siga o VISÃO Motores no Twitter: http://twitter.com/VisaoMotores