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Quem não gosta de um bom sonho. De sonhar a dormir, sonhar acordado, enfim, quando um homem sonha o mundo pula e avança.
O Alfa Romeo Mito é um daqueles automóveis que não deixa ninguém indiferente. Nos faz sonhar, nos assalta o pensamento e nos faz vacilar entre a razão e a emoção. O MiTo é o carro que a israelita mais desejada do planeta – Bar Refaeli – certamente também gostaria de ter.

A Alfa pegou na plataforma do Fiat Grande Punto, juntou-lhe umas pitadas de “cuore sportivo” e criou um dos carros mais bonitos da actualidade. Desde o lançamento até hoje, já registou 60.000 encomendas e é comercializado em 34 países, nos cinco continentes.
O Mito está à venda em Portugal com um total de oito versões e motores 1.4 a gasolina e 1.3 e 1.6 diesel. Para o primeiro contacto com este modelo experimentámos uma unidade munida de um bloco 1.4 Turbo de 155 CV. O ambiente desportivo das linhas exteriores tem continuidade para o interior. O bom gosto e a qualidade dos materiais é Premium.

O Mito é um carro de estilo! Tal como o Fiat 500 ou o Mini. É um três portas pouco vocacionado par ser utilizado como primeiro carro de uma família com filhos. O acesso aos lugares traseiros é o que podemos esperar deste tipo de automóveis. Caso tenha filhos e pretenda comprar o MiTo saiba que para colocar o cinto de segurança na cadeirinha do bebé vai ser obrigado a fazer ginástica.

Olho vivo e pé ligeiro, a banda sonora é da responsabilidade da Bose, existe ligação para o MP3, temos o sistema Blue&Me para gerir contactos e telefonar para a Bar Refaeli em alta voz. O selector “DNA” situado junto à alavanca da caixa de velocidades também salta logo à vista. Se colocamos a patilha (D) Dynamic, surge a luz amarela e a direcção fica mais precisa, a caixa mais curta e o MiTo fica mais guloso, na posição (N) a condução é tranquila e os consumos mais moderados, quando chove ou a falta de aderência é notória nada como colocar o selector em All Weather e a luz azul acende-se.

O volante é de boa pega, a suspensão seca e eficaz, as bonitas jantes de 17 polegadas encaixam bem num chassis que gosta de cheirar o asfalto e digerir com facilidade as curvas mais matreiras. O depósito tem capacidade para 45 litros (conseguimos fazer médias de 9,6 litros para percorrer 100 km). Com depósito conseguimos percorrer 300 quilómetros. A versão Distinctive que conduzimos acelera dos 0 aos 100 km/h em oito segundos e a velocidade máxima é de 215 km/h.

No próximo mês de Setembro, a Alfa Romeo prepara-se para iniciar a comercialização do MiTo com as motorizações 1.4 Turbobenzina MultiAir, a tecnologia desenvolvida pela FPT – Fiat Powertrain Technologies.
Os novos motores pretendem representar um “ponto de rotura” relativamente ao actual cenário dos motores a gasolina, tal como sucedeu, a seu tempo, com a tecnologia Diesel Common Rail lançada com o Alfa Romeo 156 em 1997. Basta pensar que, relativamente a um tradicional motor a gasolina de igual cilindrada, os motores MultiAir asseguram incremento de potência (até 10%) e de binário (até 15%), para além de uma redução de consumos (até 10%) e emissões de CO2 (até 10%), de partículas (até 40%) e de NOx (até 60%).

O coração do MultiAir é o novo sistema electro-hidráulico de gestão das válvulas que permite reduzir consumos (graças a um controlo directo do ar através das válvulas de admissão do motor, sem utilização da borboleta) e emissões poluentes (mérito do controlo da combustão). No caso do Alfa Romeo MiTo o novo motor será proposto com três diversos níveis de potência (105 CV, 135 CV e 170 CV). Por outro lado e pela primeira vez é proposto o sistema Start&Stop – aliado exactamente aos motores MultiAir – que faz a gestão da paragem temporária do motor e sucessiva ignição (por exemplo, em caso de imobilização num semáforo), mantendo em funcionamento todos os outros dispositivos do automóvel destinados a proporcionar conforto aos passageiros.
O MiTo 1.4 turbo de 155 CV que conduzimos custa 23.300 euros. A versão mais acessível é o MiTo 1.4 MPI (95 CV) Progression que vale 18.600 euros, enquanto que o topo de gama é o 1.6 JTD (120 CV) Distinctive por 23. 850 euros. É natural que a chegada dos motores MultiAir, em Setembro, permitam ao importador baixar o preço final do MiTo.

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