Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. É ao ritmo desta bem conhecida expressão popular que a Língua Portuguesa cresce a olhos vistos! Há muitas palavras que, ao longo do tempo, vão sofrendo alterações gráficas, semânticas e até fonéticas. Neste artigo, partilho convosco algumas das incorreções de pronúncia mais frequentes na nossa comunicação diária.
Erro fonético: ac[ó]rdos
Pronúncia correta: ac[ô]rdos
Esta palavra é formada a partir do verbo acordar, cuja vogal ose pronuncia [u]. Quando se formou a palavra acordo, o som da vogal o passou a [ô], pelo facto de a vogal passar a pertencer à sílaba tónica. No plural, a vogal mantém-se fechada: ac[ô]rdos.
Erro fonético: líd[e]res
Pronúncia correta: líd[é]res
O plural da palavra líder é líd[é]res, com e aberto, à semelhança do plural de cadáver, que é cadáveres, e de repórter, que é repórteres.
Erro fonético: mau-estar
Pronúncia correta: mal-estar
A palavra composta mal-estar é formada pelo advérbio mal e pelo nome estar. O seu antónimo é bem-estar (e não *bom-estar).
Erro fonético: alcool[é]mia
Pronúncia correta: alcoolemia
Esta palavra pronuncia-se com e fechado e escreve-se sem qualquer acento gráfico. Na sua formação entra o elemento -emia (radical grego) que exprime a ideia de sangue e entra na formação de palavras como anemia, leucemia, glicemia.
Erro fonético: inclusiv[e]
Pronúncia correta: inclusiv[é]
Esta palavra tem origem na forma latina inclusīve (inclusivamente). Na oralidade, articula-se com e aberto e na escrita não se grafa com acento gráfico, pois trata-se de uma palavra grave, cujo acento tónico recai na sílaba si.
Erro fonético: into[ch]icação
Pronúncia correta: into[ks]icação
A consoante x da palavra intoxicação articula-se [ks], uma vez que na sua origem está o adjetivo tóxico. Este adjetivo provém do grego toxikós, pronunciado originalmente com o som [ks]. Outros exemplos: toxicidade, toxina, intoxicar, toxicodependente.
Erro fonético: [rú]brica
Pronúncia correta: rubrica
A palavra rubrica tem o seu acento tónico na penúltima sílaba (bri) e escreve-se sem qualquer acento gráfico, seja qual for o seu significado: assunto, apontamento, matéria, ou assinatura abreviada.
Erro fonético: sin[dro]ma
Pronúncia correta: síndroma
A palavra síndroma é do género feminino, uma vez que provém do grego syndromé. Sendo uma palavra esdrúxula (acento tónico na antepenúltima sílaba), deve ser escrita com acento agudo. Tem como variante gráfica a forma síndrome.