O termo extração dentária consiste na remoção de dentes. A extração é um processo simples e bastante comum e é realizado com segurança. Mas será que a extração de dentes é sempre necessária?
Apesar de tudo, nunca é a primeira hipótese, mas, em alguns casos, é necessária para restabelecer o equilíbrio da boca. Em outros casos, devido ao avanço da tecnologia, existem outras alternativas para resolver os problemas.
Sendo assim, em que momentos é realmente necessária a extração dentária? E, mais importante, como é feito o procedimento? Provoca dor? Vamos explicar tudo de seguida.
Extrair dentes é a única opção disponível?
Não, a extração dos dentes não é a única opção disponível, e, muitas vezes, o dentista decide tentar corrigir o problema com uma restauração – em caso de cárie – ou através de outros tratamentos que vão depender do problema.
No entanto, em alguns casos, as situações são extremas e a extração é a única forma de manter o equilíbrio ou um estado saudável da sua boca. Alguns exemplos em que a extração pode ser a primeira opção são a existência de um dente extra que altere o equilíbrio, dentes sujeitos a infeções ou a presença dos dentes do siso.
No entanto, cada caso é um caso e o seu deve ser avaliado junto ao seu dentista.
A extração dentária provoca dor?
À partida a extração dentária não provoca dor pois é efetuada com anestesia. No entanto cada caso é um caso, cada paciente é diferente, e uma consulta pode esclarecer essas dúvidas de acordo com o seu caso em específico.
Como é feita uma extração simples?
A extração simples de um dente é feita com base em cinco passos principais. Vamos descrever esses passos em seguida para que não fiquem dúvidas quanto ao procedimento.
Neste procedimento são usados alguns utensílios. Para diminuir a ansiedade, peça algumas explicações ao dentista.
1. Avaliação médica
Num primeiro momento é feita uma avaliação médica onde se irá entender se a extração é a melhor opção. Para tal será feita uma avaliação completa da sua ficha clínica e da sua boca e algumas radiografias para entender o posicionamento e as dimensões do dente.
2. Anestesia local
Caso a extração dentária seja a melhor opção, o próximo ponto é iniciar o processo. Para tal são garantidas as condições de segurança e é aplicada anestesia local para que não sinta dor durante o procedimento.
3. Mobilidade dentária
O passo seguinte é descolar o dente das estruturas envolventes, nomeadamente da gengiva.
4. Extração do dente
Assim que a mobilidade do dente é conseguida, chegou o momento de extração.
5. Prevenção de hemorragias e colocação de pontos
Finalmente serão tomados os cuidados essenciais. Se necessário, o dentista irá suturar o local.
Como é o momento pós-cirurgia?
Terminado o procedimento, o pós-cirurgia segue-se. O sucesso do tratamento vai depender deste período, portanto deve seguir as indicações dadas pelo seu dentista. Alimentação, higienização e medicação são apenas alguns cuidados que deve ter.
Resumindo, alguns cuidados básicos que devem ser tidos em conta são:
- Beba muita água. Hidratar-se é essencial para o sucesso deste tratamento;
- Deve evitar alimentos que possam ferir a área que se encontra em recuperação. Opte por alimentos líquidos e pastosos;
- Deve ficar em repouso durante o máximo de tempo possível nos primeiros três dias;
- Deve higienizar de acordo com as instruções dadas pelo seu dentista. Aconselhamo-lo a tirar todas as dúvidas relativas à higienização logo após a cirurgia ou antes da mesma;
- Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas até à cicatrização;
- Não deve passar a língua ou qualquer objeto na área operada pois só assim conseguirá evitar a contaminação;
- Não fale demasiado ou faça demasiados movimentos com a boca;
- Não falte às consultas do pós-operatório pois estas são necessárias para avaliar a cicatrização;
- Não tome medicamentos por vontade própria, deve consultar o seu dentista;
- Nas 24 horas após a cirurgia deve manter a cabeça mais elevada que o corpo;
- Os medicamentos devem ser tomados consoante o referido pelo dentista e não deve falhar na sua toma. Siga rigorosamente os horários;
- Os movimentos de sucção devem ser evitados, portanto use um copo para beber e evite palhinhas;
- Finalmente, caso sinta inchaço, tenha febre, sinta dificuldade em engolir, a área continue a sangrar após as primeiras 24 horas ou tenha um sangramento incontrolável, sinta os lábios ou língua dormentes ou qualquer outro sintoma que não pareça normal, deve contactar o seu dentista de imediato.
Mantendo todas as dicas em mente, conseguirá ter um pós-operatório de acordo e, consequentemente, um tratamento bem-sucedido.
Sabemos que a extração dentária pode ser um procedimento que assuste um pouco, mas é necessário para manter o equilíbrio da sua boca. Não adie o problema.