O poder das histórias na comunicação em público
A arte de contar histórias de forma relevante e com um propósito bem definido é designada pelos especialistas de storytelling. O storytelling é, sem dúvida, uma das melhores técnicas de comunicação em público a que um orador pode recorrer se desejar ser cativante, inspirador e memorável.
Os melhores oradores do mundo perceberam desde cedo que, contando histórias numa qualquer intervenção pública, a sua mensagem produzia um impacto mais positivo na sua audiência. Perceberam desde cedo que é das histórias que as pessoas se lembram muito tempo depois de ouvir um orador. E porquê? Porque as imagens que a audiência vai criando ao ouvir as suas histórias tornam a sua mensagem bem mais real. Quanto mais visuais forem, tanto melhor! E se forem recheadas de humor, sucesso garantido. As histórias provocam exatamente a mesma emoção que sentimos ao ver um bom filme.
Os melhores oradores do mundo criam um envolvimento com o seu público, interagindo com perguntas, partilhando experiências, testemunhos pessoais. Incluem uma dose generosa de histórias emocionantes – dramáticas ou cómicas – com enredos poderosos, personagens carismáticas, diálogos reais e uma narrativa surpreendente, capaz de prender o público à cadeira.
As histórias divertem e despertam emoções. As histórias criam um envolvimento emocional tremendo com a audiência, tornando-a protagonista da narrativa. As histórias têm um impacto profundo capaz de alterar comportamentos e atitudes, graças aos princípios e valores universais que encerram.
O poder das histórias na comunicação digital e no marketing
O storytelling é também uma ferramenta poderosa no domínio dos negócios. Especialistas em marketing perceberam bem cedo o poder das histórias no sucesso das vendas. Perceberam que podem vender um produto ou serviço sem sequer falar do mesmo. Como? Contando histórias. As histórias estabelecem uma forte relação emocional com o consumidor, influenciando-o na tomada de uma decisão.
As histórias despertam emoções, como referi acima. Ao contar uma história, há áreas do nosso cérebro que são imediatamente ativadas no campo emocional: o interlocutor transforma as histórias que lê ou ouve em ideias, relacionando-as com experiências suas. E quando o cérebro descodifica um episódio emocionalmente forte, permite que esse mesmo episódio seja mais facilmente lembrado muito tempo depois.
As histórias criam um envolvimento emocional com o leitor ou o ouvinte, gerando confiança e compromisso.
Starbucks, Nike, Red Bull, Coca-cola são algumas marcas que há muito usam o storytelling na sua comunicação, porque sabem que, como bem referiu Seth Godin, um dos especialistas de marketing mais conceituados, “as pessoas não compram bens ou serviços. Compram relações, histórias e magia”.