Lisboa, 19 Mar (Lusa) – O lateral Nelson mostrou-se orgulhoso por regressar às convocatórias da selecção portuguesa, em declarações hoje publicadas no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando que este é “um dia histórico” na sua carreira.
“É com grande orgulho que integro a convocatória da Selecção ‘AA’. Sinto que este é um dia histórico na minha carreira, como é na carreira de qualquer jogador. Garanto que vou dar tudo por tudo para ajudar a Selecção, procurando responder bem à confiança que a equipa técnica depositou em mim”, afirmou o jogador do Betis de Sevilha.
Nelson já havia sido convocado para a selecção nacional em Novembro de 2006, mas não foi utilizado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, então seleccionador português, no encontro com o Cazaquistão (3-0), de qualificação para o Euro2008.
Na lista para os encontros com a Suécia, de apuramento para o Mundial2010, e com a África do Sul, de preparação, nota ainda para a estreia absoluta do guarda-redes Beto, do Leixões, e para os regressos de Simão (Atlético de Madrid) e Ricardo Carvalho (Chelsea), que falharam a última convocatória por lesão.
“Temos valor, qualidade e muita vontade de vencer e provar que estamos bem vivos na qualificação para o Mundial2010. É importante vencer o jogo em casa. Temos que estar todos juntos pela nossa selecção”, disse Ricardo Carvalho.
Em relação à convocatória para o particular com a Finlândia (1-0), saíram das escolhas do seleccionador português, Carlos Queiroz, o lateral Miguel (Valência), o extremo Eliseu (Málaga) e o ponta-de-lança Orlando Sá (Sporting de Braga).
De fora das escolhas de Carlos Queiroz ficou também o defesa Paulo Ferreira (Chelsea), que vai perder o resto da temporada, depois de ter sido operado ao ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Queiroz não chamou qualquer jogador do Benfica e convocou apenas seis jogadores que actuam em Portugal, optando ainda por três guarda-redes sem qualquer jogo em competições oficiais pela selecção e que somam no total três internacionalizações “AA”.
Eduardo (Sporting de Braga), que deve ser o titular, estreou-se na partida com a Finlândia, na qual Daniel Fernandes (Bochum) somou a segunda internacionalização “AA”, enquanto Beto se estreia nas convocatórias.
Portugal está “obrigado” a vencer o encontro com a Suécia, uma vez que ocupa o quarto lugar do Grupo 1 de apuramento para o Mundial2010, com menos dois pontos do que a Dinamarca (menos um jogo) e a Hungria, menos um que a Albânia (mais um) e os mesmos que a Suécia (menos um).
“Estou muito optimista e confiante de que atingiremos o nosso objectivo. Jogamos em nossa casa. Vamos ter, de certeza, um ambiente espectacular no Porto que dificultará a vida aos suecos e vai dar-nos ainda mais força para que consigamos a vitória”, referiu Hugo Almeida.
O avançado do Werder Bremen disse que “a Suécia é uma grande equipa”, tal como Portugal, mas garante que os jogadores vão empenhar-se “ao máximo” para dar “um passo na direcção do Mundial 2010”.
Beto, Cristiano Ronaldo, Daniel Fernandes, Deco, Eduardo, Hugo Almeida, João Moutinho, Bosingwa, Nani, Ricardo Carvalho e Tiago juntam-se aos trabalhos da selecção portuguesa domingo, em Óbidos, um dia antes dos restantes jogadores.
NFO.
Lusa/Fim.