Lisboa, 06 Mar (Lusa) – O antigo avançado português Pauleta vai ser homenageado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) antes do encontro entre Portugal e Suécia, de apuramento para o Mundial 2010, a 28 de Março, no Porto, anunciou hoje o organismo.
Com 47 golos em 88 internacionalizações “AA”, Pauleta tornou-se o melhor marcador de sempre da selecção portuguesa, com mais seis tentos do que Eusébio.
Pedro Pedro Miguel Carreiro Resendes, conhecido no futebol como Pauleta, estreou-se com a camisola das “quinas” a 20 de Agosto de 1997, frente à Arménia (3-1, em Setúbal), e marcou os primeiros golos (dois) a 26 de Março de 1999, na goleada ao Azerbaijão (7-0, em Guimarães).
O açoriano despediu-se da selecção portuguesa após o jogo de atribuição da medalha de bronze do Mundial de 2006, frente à Alemanha (1-3 em Estugarda, a 08 de Julho), prova em que apontou o seu último golo, perante Angola (1-0 a 11 de Junho de 2006, em Colónia).
Sem nunca ter jogado na Liga portuguesa, Pauleta fez a sua carreira nos campeonatos espanhol e francês, representando Salamanca, Deportivo da Corunha, Bordéus e Paris Saint-Germain.
Portugal defronta a Suécia a 28 de Março, em jogo do Grupo A de apuramento para o Mundial2010, na África do Sul, num encontro decisivo para as aspirações lusas, que será disputado no Estádio do Dragão, às 20:45.
Portugal ocupa a quarta posição da “poule”, com menos dois pontos do que a Dinamarca (menos um jogo) e a Hungria, menos um em relação à Albânia (mais um jogo) e os mesmos do que a Suécia (menos um).
NFO.
Lusa/Fim.