Quarenta e oito espetáculos de teatro, dança e música, três exposições, e um programa alargado para as crianças, com 13 peças e 25 sessões de oficinas criativas, são as propostas para 2025 do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada.
O primeiro grande destaque do ano é o concerto Grandes Coros de Ópera (11 jan), durante o qual o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Antonio Pirolli, interpretarão obras de Bellini, Donizetti, Verdi, Borodin, Wagner, Bizet e Alfredo Keil.
Do teatro…
Quanto ao teatro, no primeiro trimestre, destaque para De Mary para Mary (18,19 jan), monólogo da atriz, encenadora e dramaturga espanhola Paloma Pedrero, que ficcionaliza as últimas horas de Mary Wollstonecraft, com encenação de Maria do Céu Guerra; Rua do Inferno (31 jan,1, 2 fev), com encenação de Hugo Franco, que se debruça sobre a história de três mulheres cujas vidas se entrelaçam no pequeno universo de um supermercado; MARIA (21-23 fev), com encenação de Daniel Gorjão, que fala sobre o luto e a condição de uma mulher em luto recente; e Uma Barragem Contra o Pacífico (14 mar – 6 abr), encenado por Álvaro Correia, que constitui a estreia absoluta no nosso país de um romance seminal de Marguerite Duras.
Em maio, À primeira vista, monólogo encenado por Tiago Guedes e interpretado por Margarida Vila-Nova, que esgotou durante meses o Teatro Maria Matos, em Lisboa, passará, no dia 17, pelo TMJB. Segue-se Class Enemy (23-25), encenado por Teresa Sobral, que fala de um grupo de adolescentes deixados pelo caminho pelo sistema de ensino público.
Como já é habitual, julho será marcado pelo Festival de Almada, cuja programação integral é conhecida apenas em junho de 2025.
Depois do verão, estreia-se Elogio do riso (31 out – 30 nov), reflexão de Maria Rueff e Rodrigo Francisco sobre as origens do riso.
À música e à dança
No campo musical, o TMJB acolhe, em maio e junho, três concertos do Festival de Música dos Capuchos, passando também pela sua Sala Principal intérpretes como Rita Vian, JP Simões, Club Makumba, Prétu, Ana Lua Caiano e Katia Guerreiro.
No âmbito da 5.ª Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada, em abril e maio subirão ao palco coreografias da francesa Nacera Belaza, do brasileiro Cristian Duarte, da grega Katerina Andreu e do português André Uerba.
Em julho, a Companhia Nacional de Bailado apresentará um programa duplo que inclui Quatro cantos num soneto, de Fernando Duarte, e The Look, de Sharon Eyal; em outubro Paulo Ribeiro traz a Almada Maurice accompagné, e, em dezembro, Solange Melo e Fernando Duarte apresentam Murmúrios de Pedro e Inês.