A iniciativa Poster vai tomar conta do bairro de Xabregas, Lisboa, em junho. O projeto é definido pelo autor da ideia, Bruno Pereira, como “uma mostra de arte e palavra que tem como ambiente nativo a rua”.
Os posters estarão espalhados pelas ruas do Açúcar e Fernando Palha, além da praça dos Armazéns Abel Pereira da Fonseca, entre 16 e 19 de junho. Haverá visitas guiadas à exposição com o objetivo principal de fomentar a interação entre os antigos e os novos residentes de Xabregas.
Ao todo, serão expostos 25 cartazes com as dimensões de 1,85m x 1,75m. Destes, vinte serão da autoria de artistas plásticos, fotógrafos, designers, arquitetos, escritores ou músicos. Os outros cinco serão selecionados através de um concurso aberto a todas as pessoas interessadas em participar, mesmo não tendo formação artística.
O músico The Legendary Tigerman (Paulo Furtado) é um dos convidados que aceitou sair da sua zona de conforto para criar um cartaz no âmbito desta iniciativa. Também os escritores José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe aceitaram o desafio.
Entre os designers estão nomes como Wasted Rita, André Beato e R2. Os artistas plásticos David Rosado, João Pedro Vale / Nuno Alexandre Ferreira, Paulo Brighenti e Rui Toscano também criaram posters, assim como os ateliers de arquitetura Artéria, Campos Costa Arquitetos e And-ré.
O ilustrador Craig Atkinson e o escritor e ilustrador Afonso Cruz também estão entre os artistas convidados.
O Museu de Arte Contemporânea do Chiado vai emprestar uma obra do fotógrafo Eduardo Harrington Sena, já falecido, para integrar a exposição.
O projeto Poster é apoiada pela Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, a produção e curadoria é da responsabilidade da Departamento e conta com o patrocínio da marca de material de escritório Staples.
Por um bairro melhor é a iniciativa que une a VISÃO, SIC Esperança e a Comunidade EDP em busca dos vizinhos mais ativos do País. Participe, dê ideias, contribua. Tudo por um bairro melhor.