A pandemia veio impactar, de forma transversal, o novo produto imobiliário que está a surgir um pouco por todo o país – a obrigatoriedade de varandas, pequena área para escritório, etc – mas são os estrangeiros quem mais ordena no resultado final arquitetónico no segmento mais elevado.
Todos quartos em suite, cozinhas americanas em registo open-space integradas nas salas ou as chamadas ‘garden kitchens’ para quem compra uma moradia e não dispensa receber amigos no jardim são apenas alguns exemplos do que é incontornável no momento no que ao segmento imobiliário de luxo diz respeito. Mas não só.
A construtora Detailsmind tem no currículo vários projetos orientados para a hotelaria e restauração como a maior parte dos espaços de José Avillez (incluindo o novíssimo ‘Casa Nossa’, em Reguengos de Monsaraz) mas o forte desta construtora continuam a ser os compradores das moradias de alto luxo, em condomínios tão seletos como a Quinta da Marinha, que representam 60% da sua faturação.
A construir maioritariamente para estrangeiros (80% da sua clientela particular) e muito centrada na Área da Grande Lisboa, a Detailsmind – Engenharia e Construção SA, com sede em Sintra, não tem tido mãos a medir nos anos mais recentes com um tipo de cliente bem diferente do nacional. “Para os clientes portugueses, o primeiro critério quase sempre é o preço, o segundo é o preço e o terceiro também. Só depois vem o resto. Nos estrangeiros é a exclusividade e qualidade, seja qual for o seu valor. E por isso acompanham a obra passo-a-passo”, diz David Marques, fundador e Administrador Executivo da Detailsmind.
Este patamar de exigência leva-os invariavelmente para a busca pelo detalhe mas “cada cliente, mediante a sua cultura e origem preza aspetos diferentes”, explica o CEO da Detailsmind.
“Para os franceses, o luxo é tudo o que conta a história do edifício e lhe dá alma por isso é importante preservar um soalho de origem, as portadas… Já os americanos estão muito bem informados e sabem precisamente o que querem ao nível de materiais e equipamentos. São capazes de ir ao pormenor de confirmar se os parafusos dos sanitários são todos iguais… É mesmo este nível de detalhe…”, reforça ainda David Marques, acrescentando que buscam casas enormes onde não falte, claro, a ampla cozinha americana.
Já os abonados clientes brasileiros que procuram a Detailsmind querem replicar por cá, o que já tinham no Brasil mas com um grande bónus – a sensação de segurança que em terras de Vera Cruz nem sempre é fácil de sentir. “A maioria de brasileiros com quem lidamos são pessoas que no Brasil vivem ou viviam em condomínios fechados que têm lá tudo – a piscina, o SPA, a garden kitchen, uma cozinha de exterior completa e que vai além do barbecue e do forno a lenha… São coisas que eles valorizam muito e que querem replicar cá…”, detalha o responsável.
A Detailsmind tem em curso projetos feitos à medida para clientes específicos mas uma boa parte são encomendas de investidores, a maioria estrangeiros, que revende também a estrangeiros. “São investidores que muitas vezes têm dois ou três projetos em simultâneo. E frequentemente estamos a falar de moradias de quatro, cinco milhões de euros, onde poucos clientes nacionais conseguem chegar”, diz o administrador executivo da Detailsmind.
Com o Top 3 da sua clientela a ser distribuída por americanos, brasileiros e franceses (por esta ordem), a Detailsmind não se tem ressentido com a instabilidade que tem sido causada no mercado dos vistos Gold e que tem os dias contados com o programa Mais Habitação. “Não é de todo um handicap para os nossos clientes americanos ou brasileiros. A maioria daqueles que nos procuram não necessitam do Golden Visa… É algo que não nos preocupa neste momento”, afirma David Marques.
No grupo dos proprietários mais abastados e para este tipo de produto, feito à medida, são muitos os pedidos bem específicos que chegam às mãos da equipa da construtora. “Desde a construção de uma casa com três piscinas, uma delas olímpica e outra suspensa que permite, a quem está na sala, perceber quem está na água, passando por casas com ginásios virados para o mar ou uma outra que foi construída à prova de tudo em termos de segurança e com um cofre que ocupa uma área de 100 m2, são várias as especificidades que nos chegam para concretizar”, acrescentou ainda.
A empresa tem também apostado na área da restauração e hotelaria, com as obras realizadas no grupo José Avillez entre as mais mediáticas. “Além da Casa Nossa, em Reguengos, construímos quase todos os projetos do José Avillez, – o primeiro dos quais há cerca de 12 anos – e onde se incluem o Cantinho do Avillez e o Belcanto, por exemplo”.
Em 2022, a construtora teve um crescimento de faturação de 31%, com um forte desempenho nos segmentos de luxo, especialmente em moradias de luxo e na hotelaria, com duas unidades hoteleiras/alojamento de luxo concluídas.
Atualmente, a empresa tem dez projetos de luxo em andamento, alguns dos quais na Quinta da Marinha, e espera um crescimento de dois dígitos na sua receita, sendo que está previsto que participe em 20 projetos. Para 2023, a Detailsmind espera expandir ainda mais no segmento da hotelaria, desenvolver a construção própria e penetrar em novos mercados, como Comporta e Tróia, que apresentam grande potencial.