Lisboa continua imparável na sua capacidade de atração para o mercado de imobiliário comercial. Desta vez a novidade vem da Deka Immobilien, fundo alemão que vendeu a gigantesca loja da Zara, na movimentada e turística Rua Augusta, naquela que é a “maior transação de sempre de uma única loja de comércio de rua em Portugal”. A CBRE que assessorou a Deka Immobilien e anunciou a transação não adiantou números, referindo que “o novo proprietário é uma subsidiária da NEXT FCR, um fundo de investimento Venture Capital gerido pela STAG e assessorado pela Optylon Krea, uma empresa de gestão de investimentos e promoção imobiliária com 1.7 mil milhões de euros geridos à data”.
“É uma operação única e a maior de sempre em volume no mercado de retalho português, e trata-se de uma loja localizada numa das ruas mais icónicas de Lisboa”, frisou Nuno Nunes, Senior Director of Capital Markets da CBRE, especificando que a loja, com fachadas para a Rua Augusta, Rua da Vitória e Rua dos Sapateiros, tem uma área de 2.500 metros quadrados.
Recorde-se que a Deka Immobilien já tinha adquirido esta loja em 2018 ao grupo Inditex, dono da marca Zara, e este imóvel estava integrado num portefólio de 16 lojas em Portugal (2) e Espanha (14), tendo sido transacionado por um total de 400 milhões de euros.
Na altura a Inditex anunciou que o objetivo da operação era uniformizar o sistema de ocupação de espaço em todos os mais de 7 mil postos de venda da Zara espalhados por 94 países, passando a marca a arrendar os imóveis que já ocupavam (operação de sale and leaseback). E assim será na loja da Rua Augusta.