O quarteirão do Convento do Beato está a ser totalmente requalificado para integrar, além do icónico espaço de eventos, um novo condomínio residencial denominado Beato Quarter.
Depois de intervencionar a área do Convento destinada ao centro de eventos, cuja reabertura ocorreu em 2021, o grupo Larfa Properties vai requalificar os edifícios circundantes para acolher este condomínio com 61 apartamentos (com tipologias do T1 até ao T5 duplex) e uma praça central com um jardim que unificará todo o quarteirão.
O Beato Quarter distribui-se por cinco edifícios independentes, originalmente, de diferentes usos e idades, os quais serão agrupados em três conceitos diferentes. O grupo Brick é constituído por 3 edifícios, sendo um construído de raiz e os outros dois resultado da regeneração dos antigos edifícios dos Limpadores e dos Ensacadores.
“Este conjunto, com 36 apartamentos, distingue-se pela presença de tijolo na fachada e a preservação do caráter industrial do edificado, com os edifícios a comunicarem entre si e a marcarem um ritmo forte na estrutura do condomínio”, diz o comunicado hoje divulgado pela JLL, consultora que juntamente com a Porta da Frente/Christie’s, assegura a comercialização do condomínio.

Já o grupo Arch, com apenas 5 apartamentos, “nasce da requalificação de um edifício de estilo romântico de cantarias ornamentadas, preservando os distintos arcos em alvenaria de pedra. O grupo View terá 20 apartamentos e dá nova vida ao antigo edifício da moagem, um raro exemplo de património industrial onde se evidencia o contraste dos pilares em ferro com as vigas em madeira”.
A zona do Beato, parte do eixo Oriental de Lisboa, tem despertado especial interesse dos investidores quer para o desenvolvimento de propostas residenciais, quer para a implantação de novos conceitos comerciais, culturais, artísticos e de trabalho, como é o caso do HUB Criativo do Beato. Ponto de ligação entre o centro da cidade e o Parque das Nações, o Beato está em forte consolidação urbana e distingue-se ainda pela sua posição privilegiada na frente ribeirinha.
O custo de viver no Convento do Beato começa dos 355 mil euros e vai até 1.8 milhões de euros.