Um dos maiores projetos imobiliários do Porto, o Alameda das Antas, com 1.100 apartamentos promovido pelo fundo Quântico/Albatross, foi entregue à Quadrante, empresa que vai coordenar todos os trabalhos de engenharia da primeira fase do projeto. O empreendimento, que representa um investimento de 240 milhões de euros, está distribuído por seis lotes junto ao Estádio do Dragão, numa área bruta de construção de 177 mil m2.
A primeira fase do projeto deverá arrancar em março do próximo ano e deverá contemplar cerca de 180 apartamentos com tipologias entre T0 a T4, estacionamento em três pisos enterrados e espaços comerciais. As casas deverão ter uma ligação muito direta com o exterior, através de grandes varandas e de um logradouro verde.
A questão da eficiência energética é uma das prioridades do projeto, como salientou João Costa, administrador e responsável pela área de Edifícios do Grupo Quadrante. “A Quadrante procura projetar eficiência energética ao longo do ciclo de vida dos edifícios. E através da tecnologia BIM (Building Information Modeling), oferecemos também uma cuidada gestão de custo e de risco”, referiu o responsável. Refira-se que o software BIM permite um acompanhamento mais rigoroso do processo construtivo e, através da visualização 3D, uma melhor gestão de informação de todo o ciclo de vida de um edifício.
A Quadrante, consultora de Engenharia e Arquitetura, tem escritórios no Porto e em Lisboa, e entre os projetos que já acompanhou contam-se o empreendimento Bay View Cascais, Cinco District, EXEO Office Center, Lagoas Parque, Hospitais de Braga e Vila Franca de Xira, entre outros edifícios.