Para marcar a chegada aos 30 anos, a VISÃO lança a rubrica multimédia “Ideias com VISÃO”. Serão 30 semanas, 30 visionários, 30 ideias para fazer agora. Da ciência à saúde, das artes ao humor, das empresas ao ambiente, figuras de referência nas mais variadas áreas darão os seus contributos para pensar um Portugal melhor. Semanalmente em papel e aqui em vídeo.
A minha ideia é implementar um grande programa de Ciência ao nível das escolas secundárias e do ensino universitário, para que mais jovens se sintam atraídos a fazer Ciência. Sou cientista e estou absolutamente convencida de que vão ser os avanços da Ciência e da tecnologia os principais mentores para encontrarmos soluções para os problemas que a Humanidade enfrentará no futuro. A recente pandemia da Covid-19 foi um bom exemplo disso.
Porém, como podemos acelerar o progresso científico e tecnológico? Há várias maneiras de o fazer, mas claramente uma delas é investir nas pessoas e, sobretudo, atrair mais jovens para a Ciência. Digo “jovens” porque é durante a juventude que somos mais criativos e também estamos mais abertos a ter ideias disruptivas. Neste sentido, estou bastante preocupada, porque vejo as nossas escolas do ensino secundário e as faculdades demasiado focadas em transmitir conhecimento, não dando espaço para a criatividade dos alunos e para o desenvolvimento de ideias dos próprios alunos.
Por isso, gostaria de ver implementado em Portugal um grande programa de Ciência. Mas um programa de Ciência ativa, em que os alunos possam ter as suas ideias, resolver as suas questões, desenhar e praticar as suas próprias ideias científicas. Depois, no fim de tudo isto, a Ciência não pode ficar dentro das escolas e dos laboratórios. Acho que é importantíssimo divulgar tudo o que se está a fazer. Devíamos organizar concursos como o Got Talent, em que os jovens, em vez de dançar ou cantar, pudessem mostrar ao mundo as suas invenções.