Luís Pitarma, o enfermeiro português de 29 anos, natural de Aveiro, que esteve três noites seguidas ao lado do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quando este esteve internado nos cuidados intensivos do hospital St. Thomas em Londres devido a uma infeção pelo novo coronavírus, tornou-se o rosto mais mediático dos enfermeiros destes dois meses na linha da frente do combate a Covid-19. Mas, por cá, milhares de enfermeiros lutam todos os dias sem qualquer mediatismo. Talvez porque com os equipamentos de protecção individual (EPI) que têm de usar seja difícil ver os seus rostos.
Hoje, Dia Internacional do Enfermeiro, mostramos 12 profissionais com máscara, óculos, viseira, touca, etc, mas também o seu rosto logo depois de tirarem este equipamento todo. São só 12, mas representam uma classe que todos os dias arrisca a vida para salvar outras. E, se tudo correr bem, estas vidas salvas nunca se vão lembrar do rosto destes profissionais, já que quando estão por perto nunca se lhes vê o rosto.
Estas enfermeiras foram fotografadas no Hospital de Santa Maria. Nesta mudança de turno não havia nenhum enfermeiro do sexo masculino, mas no nosso sistema nacional de saúde existem cerca de 13 mil num total de mais de 73 mil enfermeiros.