Cabo de rede, cabos de vídeo, vários cabos USB… Todas estas ligações podem ser substituídas por uma única conexão WiGig, que tem ainda a grande vantagem de ser wireless.
No último dia do Intel Developer Forum (IDF), a Intel demonstrou em palco um sistema constituído por um Ultrabook, dois monitores Full HD, um disco rígido externo e uma impressora. Todos os periféricos estavam ligados pelos cabos habituais a um género de docking station, que por sua vez comunicava com o Ultrabook via uma ligação sem fios do tipo WiGig. Esta ligação é, segundo a Intel, capaz de atingir uma largura de banda muito acima dos 5 gigabytes por segundo.
Justin Rattner, diretor tecnológico da Intel, acredita que o WiGig vai permitir desenhar Ultrabooks ainda mais finos e leves porque vai ser possível criar máquinas deste tipo sem muitas das portas de comunicação que ainda são obrigatórias.
Na demonstração apresentada, um ficheiro de vídeo HD armazenado no disco externo foi reproduzido nos dois monitores de alta definição. No entanto, como pode ver no vídeo a seguir, a demo não começou bem, já que ligação WiGig não funcionou à primeira. Mas, depois de alguns minutos, foi possível ver as vantagens da tecnologia que deverá chegar ao mercado já em 2013.