Quando pensa num setup de podcast imagina paredes forradas a espuma, cabos sem fins e mesas de mistura com incontáveis botões para controlar uma panóplia de microfones? A realidade dispensa um investimento avultado se quer iniciar-se neste universo (ou até fazer um upgrade ao equipamento que já possui). Oferecemos conselhos sobre escolhas e analisamos equipamentos para diferentes perfis de utilizador e orçamentos.
Logitech Yeti GX:
Ponto de partida
Se deseja fazer um pequeno podcast apenas como experiência, é muito provável que nem tenha de comprar equipamento nenhum, já que um smartphone ou um computador possuem os microfones e os altifalantes necessários. Se depois do teste, ficar com o ‘bichinho’ e desejar avançar para um setup básico, o primeiro equipamento a ter em conta é um microfone, já que é ele que vai captar a sua voz e transpô-la para um formato digital. Quando comparado com o do smartphone ou PC, um microfone dedicado capta menos ruídos indesejados e ecos – e se é ouvinte regular de podcasts sabe que a qualidade do som do interlocutor impacta bastante a experiência de escuta.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/09/230922_Logitech_Sagaris_Angles_00006_Transparent-1080x1080.png)