A Smart está a viver um período de transição. A ‘velha’ Smart ainda continua ativa, com a venda dos Fortwo, os pequenos carros que nos habituamos a ver, sobretudo, nas cidades. Por outro lado, há uma nova Smart a dar os primeiros passos no mercado. Uma marca que agora é detida, em partes iguais, pela alemã Daimler, dona da Mercedes, e pela Geely – a gigante chinês dona, por exemplo, da Volvo.
O primeiro carro da nova, o Smart é o #1, está a chegar a Portugal. A marca insiste que se deve ler “hashtag um”, não apenas “um”. Um carro muito diferente dos antecessores em vários aspetos. Para começar, o #1 é um SUV, o primeiro da história da marca; depois tem espaço para transportar cinco pessoas; finalmente, é potente e tem autonomia para viagens longas. Nos nossos testes verificámos que, sem cuidados, é fácil fazer uns 350 km em cicuito misto e um consumo em redor dos 17 kWh/100km. Num posto ultrarrápido, é possível carregar dos 10 aos 80% em 27 minutos.