Tem um ultraportátil daqueles finos e leves, que consegue levar facilmente para todo o lado? Se sim, é provável que sinta muitas vezes que a máquina não tem portas de comunicação suficientes para ligar todos os periféricos. Especialmente quando chega à secretária e quer ligar o portátil a um ecrã de alta resolução, um disco externo e à rede cablada. Este último aspeto é particularmente importante porque as portas de rede praticamente desapareceram dos ultraportáteis, mas o Wi-Fi nem sempre está disponível, sobretudo em redes empresariais onde a segurança tem vindo a ser reforçada.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/07/220701_Viper_10-in-2_Product-Renders_SpaceGray_4_1920x1920@2x-1-1080x1080.png)
Felizmente, o mercado disponibiliza uma série de replicadores de portas, hubs de comunicação que permitem adicionar novas portas aos computadores. Há para todos os gostos e preços. Mas os mais pequenos tendem a ter poucas portas e os maiores limitam a mobilidade – não faz sentido ter um ultraportátil finíssimo e leve para depois ser acompanhado por um ‘trambolho’ de modo a conseguir-se ligar todos os periféricos.