Até 2025, 35% das empresas vão dominar a utilização de IA Generativa para desenvolver produtos e serviços digitais, alavancando o crescimento da receita para o dobro em relação aos concorrentes
Na era dos negócios digitais as organizações procuram identificar novas fontes de receita. O papel da Inteligência Artificial (IA) Generativa tem sido relevante, pois tem vindo a ajudar no desenvolvimento de produtos e serviços digitais, de modo a identificar oportunidades de mercado e designar recursos da empresa. De acordo com o estudo FutureScape: Worldwide Generative Artificial Intelligence 2024 Prediction, a IDC prevê que, até 2025, 35% das empresas vão dominar o uso de IA Generativa para desenvolver produtos e serviços digitais, alavancando o crescimento da receita para o dobro em relação aos concorrentes.
Embora muitos casos de uso de IA Generativa estejam atualmente focados na melhoria de processos internos, a longo prazo, 58% dos executivos da C-suite acreditam que o crescimento da receita é resultado de negócios que estão a tentar alcançar com a IA Generativa, refere o relatório Global C-Suite 2023 da IDC. As empresas que optarem por utilizar a IA Generativa dessa forma vão conseguir desenvolver projetos lucráveis com mais eficiência. Isso vai levar a um crescimento mais acelerado que a concorrência que não usa IA Generativa.
Atualmente, a IA Generativa está a ganhar destaque como uma tecnologia inovadora com potencial para transformar diversos setores. A sua capacidade de criar outputs criativos e originais está a despertar o interesse de empresas que procuram novas formas de impulsionar o crescimento e a competitividade.
A automação é vista como uma forma de otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência, e a IA Generativa pode automatizar tarefas repetitivas e complexas, limitando tempo e recursos para que as empresas se concentrem em atividades estratégicas de maior valor.
No entanto, a qualidade dos outputs da IA Generativa depende da qualidade dos dados utilizados. Razão que leva as tecnologias de informação a priorizar a gestão e a integridade dos dados para garantir que a IA Generativa seja utilizada de forma eficaz.
A IA Generativa utiliza dados confidenciais da empresa para desenvolver produtos e serviços, mas a área de TI deve implementar medidas de segurança específicas para proteger esses dados contra acessos não autorizados e violações. Por isso, é importante que os líderes empresariais e especialistas utilizem o seu conhecimento e experiência para complementar e aprimorar os resultados da IA Generativa.
As principais partes interessadas, incluindo os líderes empresariais e os utilizadores finais, devem receber formação sobre a IA Generativa para que possam utilizá-la de forma eficaz.
Contudo, a implementação da IA Generativa deve ser feita de forma ágil e adaptável, com foco em resultados rápidos e tangíveis. A IDC alerta que é importante garantir que os outputs da IA Generativa estejam alinhados com os valores da empresa e sejam alcançáveis.