A Inteligência Artificial tem vindo a ganhar terreno como a matriz que irá moldar o futuro das empresas em praticamente todos os setores. À medida que as empresas estão numa corrida para manterem a sua competitividade e relevância num ambiente de acelerada e constante evolução , a implementação de IA e de novas tecnologias mais avançadas torna-se mais uma necessidade do que uma mera opção. Neste ritmo acelerado, espera-se que as empresas integrem as novas tecnologias nos seus atuais ambientes de TI e aproveitem os seus insights da forma mais eficiente possível, estabelecendo estratégias e eventuais mudanças caso seja necessário.
Com as diferentes possibilidades prometidas pela revolução da IA em termos de eficiência, automação e inovação, acrescem também os desafios que as empresas terão de enfrentar, mas necessários, para garantir uma integração bem sucedida desta tecnologia inovadora.
A gestão e aproveitamento dos dados é um dos grandes (se não o maior) desafios. Para se modernizarem, as empresas deverão ser orientadas a dados e utilizá-los, por exemplo, para atualizações em tempo real, recolha de feedback de clientes e parceiros ou para perceber as necessidades dos clientes. Uma boa orientação dos dados, alojados numa infraestrutura resiliente, melhora os processos de tomada de decisão, ajuda a criar oportunidades de crescimento e a resolver os desafios críticos dos negócios.
Um dos desafios fulcrais que as empresas devem ter em consideração prende-se com a minimização de falhas no sistema de armazenamento dos dados, facilitando a partilha dos mesmos de forma transversal a todos os colaboradores. Fatores como o volume, velocidade e diversidade dos dados exigem processos eficientes devido à sua constante mudança, pelo que a dificuldade da partilha dos mesmos constitui um dos grandes desafios para as empresas. À medida que as empresas têm na sua posse grandes quantidades de dados, de vários âmbitos e fontes, torna-se essencial geri-los consoante a sua complexidade. Lidar com vários formatos, integrar fontes diferentes e garantir a consistência dos dados em diferentes sistemas são as bases para uma gestão eficaz dos mesmos e, consequentemente, essenciais para que o propósito da utilização de IA seja atingido da forma pretendida – com informações e previsões úteis para o negócio.
Durante o processo de modernização e adaptação à IA, é também necessário garantir a qualidade e a segurança dos dados. Implementar estratégias de controlo e proteger os dados contra acessos não autorizados ou outro tipo de violações poderá, não só, comprometer a boa gestão dos mesmos, mas também alavancar uma quebra de confiança por parte dos clientes.
Este desafio alinha-se, também, com a Privacidade dos Dados. À medida que o uso de IA se torna mais comum, as empresas deparam-se igualmente com preocupações éticas referentes à privacidade e confidencialidade dos dados. É importante implementar medidas, em conformidade com o RGPD, para garantir a proteção dos dados, gerir o seu consentimento e, como mais importante, fornecer aos clientes o controlo sobre as informações pessoais que partilham. Este desafio adquire ainda mais importância quando tratamos de chatbots – a segurança e o controlo dos dados neste tipo de atendimento permite que diferentes utilizadores não acedam e manipulem dados sem a dependência de um profissional de IT. Medidas como avaliações de impacto à privacidade, garantia de transparência quanto ao uso dos mesmos ou evitar um enviesamento dos algoritmos torna-se imperativo para criar uma relação de confiança com os clientes ou entidades parceiras das empresas. Garantir que a utilização de IA está a ser implementada de forma responsável e de acordo com as normas éticas e legais estabelecidas, através de diretrizes robustas, minimiza as preocupações relacionadas com os processos implementados por IA.
O potencial da IA não está isento de desafios. Considerar as falhas, garantir a qualidade e a segurança dos dados e considerar as preocupações inerentes às questões éticas, principalmente com a privacidade dos mesmos, exige planeamento estratégico, investimento e colaboração de todas as partes envolvidas e são essenciais para superar os desafios. Só com uma resposta aos desafios elencados de forma proativa é que se alcança a vantagem competitiva tão necessária num mundo empresarial em constante evolução.