Conectividade é a capacidade de estabelecer uma conexão: uma comunicação, um vínculo. Nos últimos tempos fomos obrigados a redefinir a forma como nos ligamos àqueles que queremos perto de nós. E nesta fase, o potencial da tecnologia, mais do que nunca, deve ser aproveitado para nos permitir focar naquilo que é realmente importante – a conexão humana.
Nesse sentido, não é de estranhar que nas últimas semanas o número de videochamadas e utilização de redes sociais tenha disparado. E agora que vamos regressando aos poucos à (nova) normalidade, também no automóvel a tecnologia e a conectividade devem servir para facilitar e, sobretudo, para melhorar a nossa vida, poupando tempo precioso e trazendo mais conforto e segurança.
A conectividade nos carros tem evoluído imenso. Hoje já podemos, em muitas viaturas de várias marcas, tratar de uma série de assuntos de forma rápida através da ligação às aplicações do smartphone. E se não for por questões de trabalho, também esta conectividade cada vez mais completa nos dias de hoje permite-nos momentos de lazer que seriam pura ficção há poucas décadas.
Também a comunicação entre os próprios automóveis tem crescido exponencialmente, o que é crucial para reduzir os congestionamentos e alertar o condutor para situações ou zonas de risco. Estas e outras soluções tecnológicas fazem a diferença para que possamos ir do ponto A ao ponto B de forma mais fluída, e por consequência, mais sustentável.
No final de contas, para que nos serve a conectividade entre os dispositivos que estão no carro e em casa, se não nos ajudar a poupar tempo e a ganhar conforto?
Seja onde for a necessidade de estarmos conectados é cada vez mais importante, com vários setores de atividade a tornarem este assunto uma prioridade, seja nos seus modelos de negócio ou na sua forma de comunicação. Por isso, faz todo o sentido a pergunta: Em algum momento a conectividade foi tão importante como agora?
Em algum momento a conectividade foi tão importante como agora?

"Também a comunicação entre os próprios automóveis tem crescido exponencialmente, o que é crucial para reduzir os congestionamentos e alertar o condutor para situações ou zonas de risco. Estas e outras soluções tecnológicas fazem a diferença para que possamos ir do ponto A ao ponto B de forma mais fluída, e por consequência, mais sustentável",, sublinha Nuno Serra,
Diretor de Marketing da Volkswagen Portugal