A nova versão do Windows 11 que está disponível no Dev Channel tem várias novidades e adições, mas uma das mais marcantes é a ausência do comando ‘bypassnro’. Este comando permitia, até aqui, contornar a obrigatoriedade de ter uma conta Microsoft no momento de configuração de computadores com Windows 11 novos e em novas instalações do sistema operativo.
Amanda Langowski e Brandon LeBlanc, da Microsoft, já confirmaram que a omissão é mesmo intencional e que não se trata de um bug. Estes responsáveis afirmam que a remoção se destina a aumentar a segurança e experiência do utilizador no Windows 11. “Esta alteração assegura que todos os utilizadores terminam o setup com ligação à Internet e com uma conta Microsoft”, afirmam.
Esta alteração complica a vida a quem estiver a fazer instalações em locais sem internet ou quem prefira mesmo ter uma conta de utilizador local, como as versões anteriores do Windows permitiam. Entre as vantagens de ter uma conta Microsoft estão a facilidade de acesso a subscrições Microsoft 365 ou OneDrive, encriptação automática do disco e cópias de segurança das unidades de disco para recuperação e sincronização de algumas definições entre computadores. O uso de contas locais permite fugir às notificações e ‘publicidade’ da Microsoft aos seus serviços.
O ArsTechnica explica que a remoção do suporte deste comando só deve tornar-se visível em versões posteriores à atual 24H2, lançada no ano passado. Há ainda a possibilidade de a decisão ser revertida, embora tal não pareça provável.