A Google anunciou que “o Assistente Google vai deixar de estar disponível na maior parte dos dispositivos móveis”. A intenção é passar, ainda neste ano, para o novo assistente digital Gemini na maior parte dos aparelhos e há planos para “atualizar tablets, carros e dispositivos que se ligam aos telefones, como auscultadores e relógios inteligentes” para o novo assistente.
Nesta comunicação a Google não o refere, mas sabe-se que os dispositivos inteligentes como colunas, ecrãs e boxes de streaming também vão passar pela mesma mudança, noticia o Engadget.
Os dispositivos que cumpram os requisitos mínimos, ou seja, Android 10 e pelo menos 2 GB de RAM, vão passar a ter o assistente Gemini. Quem tiver dispositivos que não tenham estas características, vai continuar com o acesso ao Assistente.
A família Google Pixel 9 surgiu com o Gemini já por definição, o que indiciava o fim do Assistente. No que toca à transição definitiva, ainda não há datas, mas é expectável que os dispositivos Android 16 deixem de ter o Assistente de todo e passem a ostentar apenas o Gemini.