De forma discreta e ainda sem data de lançamento oficial, a Microsoft estará a desenvolver e a testar uma versão gratuita da suite de produtividade Office. A empresa de Redmond vai disponibilizar os programas sem custos e os utilizadores ‘apenas’ têm de aceitar ver anúncios.
De acordo com a publicação Beebom, a versão gratuita do Office vai ter algumas condições: uma caixa de publicidade sempre presente no lado direito do programa; a apresentação de anúncios em vídeo com a duração de 15 segundos de cada vez que se passem algumas horas de utilização; todos os documentos devem ser guardados no OneDrive e não podem ser armazenados localmente.
Ao nível de cada programa, nesta versão gratuita, vão existir limitações: no Word não há ferramentas de desenho ou de ditado, no Excel não há formatação condicional ou gráficos sugeridos e no PowerPoint não há ferramentas de desenho, animação e gravação.
Um porta-voz da empresa confirma que “estamos a realizar alguns testes limitados. Atualmente, não há planos para lançar uma versão gratuita, suportada por anúncios das aplicações de desktop do Microsoft Office”.