O mindfulness é o conceito de base para o Opera Air, o novo navegador minimalista da Opera. O programa tem funcionalidades para relaxamento, concentração, descanso e outras que são mais típicas em aplicações de meditação. Além do design mais calmo e tranquilo, o programa encoraja os utilizadores a tirarem pausas regulares enquanto navegam.
Os utilizadores podem escolher quatro tipologias de pausas no Air: exercícios de respiração, exercícios para o pescoço, meditação e ‘análise corporal completa’. Com exercícios de respiração e a meditação, é possível, em teoria, acalmar e baixar os níveis de stress, com exercícios para o pescoço a ideia é ajudar a aliviar os músculos daquela região, enquanto a ‘análise corporal completa’ sugere fazer uma meditação focada em várias partes do corpo e nas sensações.
As pausas podem demorar entre três e 15 minutos, e o utilizador pode escolher tomá-las voluntariamente ou definir uma recorrência automática, noticia o Engadget.
Também para ajudar a aumentar a criatividade e o foco, a Opera incluiu neste navegador batidas binaurais, que criam uma ilusão sonora com recurso a duas frequências diferentes em cada ouvido, levando o cérebro a ‘imaginar’ uma terceira frequência. Uma das alegações deste navegador é que algumas funcionalidades podem mesmo ajudar o utilizador a lembrar-se dos seus sonhos.