A Google está a trabalhar nos bastidores para criar e lançar um programa destinado a garantir a longevidade dos smartphones Android. De recordar que os smartphones próprios da marca, os Pixel 8 e Pixel 9, têm garantia de atualizações durante sete anos, mas os restantes fabricantes não fazem promessas tão prolongadas nesse sentido.
De acordo com fontes anónimas ouvidas pelo Android Authority, a Google já apresentou aos parceiros o Longevity GRF, um programa que torna o suporte de longo prazo mais fácil para os fabricantes.
Até aqui, os próprios chipsets dos telemóveis constituíam um obstáculo a esta longevidade, com o produtor do chip a garantir suporte apenas durante alguns anos e a Google a exigir software atualizado para o chip a cada atualização do Android. Depois, entrou o GRF, de Google Requirements Freeze, que na prática congelou este requisito durante três anos de atualizações.
Agora, com o Longevity GRF, os fabricantes podem manter-se com o software do chip durante até sete atualizações do Android OS. No entanto, devem atualizar o kernel Linux pelo menos a cada três anos. Esta exigência prende-se, essencialmente, com motivos de segurança.
O novo chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite, aparentemente é o primeiro a estar abrangido por este programa, embora nenhuma das partes envolvidas o tenha confirmado oficialmente ainda.