A versão gratuita do ChatGPT vai ficar mais rápida, inteligente e completa. A OpenAI anunciou um novo modelo de Inteligência Artificial (IA) que permite manter conversas, por texto e voz, com o assistente digital, de forma mais natural e usando elementos externos, como imagens, para contexto.
O GPT-4o é o modelo de IA que estará na base da próxima versão gratuita do ChatGPT. O ‘o’ é de “omnimodel”, no sentido em que agora é possível usar um único modelo para ‘raciocinar’ em diferentes formatos, seja texto, imagens ou áudio. O ChatGPT já suportava textos, imagens e áudio, mas usava mais do que um modelo em simultâneo para conseguir manter a interação com o utilizador e gerar os conteúdos.
Ao juntar tudo sob o mesmo modelo, aquilo que a OpenAI consegue é tornar o ChatGPT muito mais rápido a responder aos utilizadores, sobretudo nas interações por voz – se antes havia uma diferença de quatro a cinco segundos entre o pedido e a resposta, a interação agora é praticamente instantânea. Além disso, também passa a ser possível usar diferentes meios para interagir na mesma conversa – por exemplo, estar a falar por voz com o assistente, mas mostrar-lhe uma imagem para dar mais contexto.
Nas demonstrações feitas, o ChatGPT com o modelo GPT-4o conseguiu funcionar como tradutor em tempo real entre duas pessoas com idiomas diferentes, foi capaz de falar sobre um problema de programação apenas ‘olhando’ para o código disponível e também conseguiu analisar as emoções de um rosto com base em imagens captadas com a câmara do smartphone. Os engenheiros da OpenAI demonstraram ainda que é possível mudar a nuance e entoação da voz do assistente mediante um simples pedido (como já acontece em texto).
“Nos últimos anos temos estados focados em aumentar a inteligência dos modelos, mas é a primeira vez que estamos a dar passo em frente na facilidade de utilização”, sublinhou Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, durante a apresentação feita nesta segunda-feira. Este novo modelo é compatível com 50 idiomas que cobrem 97% da população mundial, de acordo com a apresentação.
Além do salto de usabilidade que a OpenAI traz para o segmento dos assistentes de Inteligência Artificial, a empresa salientou mais do que uma vez que estas novas capacidades vão ficar disponíveis para todos os utilizadores, incluindo os que apenas usam a versão gratuita. Até aqui, a versão gratuita não suportava, por exemplo, imagens. “Parece magia. E nas próximas semanas vamos disponibilizar estas capacidades para toda a gente”, anunciou Mira Murati.
Um momento que mereceu uma ovação da plateia foi o anúncio de que o GPT-4o vai estar disponível também através de uma interface de programação de aplicações (API), o que significa que as capacidades do novo modelo vão poder ser integradas em aplicações desenvolvidas por empresas e programadores.
A OpenAI anunciou ainda que o ChatGPT vai ter uma aplicação dedicada para computadores e uma nova interface. Todas as novidades vão chegar aos utilizadores de forma faseada no decorrer das próximas semanas, segundo a diretora de tecnologia.
Por fim, Mira Murati deixou no ar um novo anúncio da OpenAI para breve: “Preocupamo-nos com a próxima fronteira de desenvolvimento e vamos atualizar-vos sobre um grande lançamento”.