A Microsoft está à beira de encerrar vários capítulos na sua história de desenvolvimento de sistemas operativos e de navegadores. Por um lado, o navegador Edge baseado em Chromium e considerado uma evolução face ao Edge original, vai deixar de suportar os sistemas operativos Windows 7 e Windows 8 já em 2023. É nesse mesmo período que a empresa vai deixar de fornecer atualizações de segurança periódicas para estes dois sistemas.
Noutra vertente, foi também anunciado o fim do suporte da Google Chrome para o Windows 7 e Windows 8 na versão 110. A empresa poderia continuar a suportar o Edge em versões mais antigas, mas está a querer aproveitar os dois fins de suporte para justificar um abandono limpo do Edge, noticia o ArsTechnica.
Este ‘fim de vida’ vai afetar mais os clientes empresariais, uma vez que o cliente doméstico já tinha deixado de receber as atualizações de segurança do Windows 7 em 2020. A decisão de manter este apoio diferenciado nessa altura foi explicada pela popularidade do sistema operativo junto dos clientes empresariais, com a Microsoft a optar na altura por disponibilizar três anos de suporte opcional, pago à parte.