A Google emprega um algoritmo de aprendizagem automática para analisar milhares de obras, dos catálogos das instituições de cultura parceiras, em busca de sósias dos animais de estimação dos utilizadores. A aplicação tem em conta obras tão variadas como arte de rua no México, até figuras em obras de arte do Antigo Egito. O utilizador pode encontrar retratos ou ilustrações de animais que se parecem com os companheiros que têm em casa.
É através da app Google Arts & Culture que o utilizador pode carregar fotografias estáticas ou GIF compostos por várias destas imagens para desencadear o processo de procura, noticia o Engadget. O processo demora apenas alguns segundos e pode ser usado para encontrar sósias de cães, gatos, peixes, pássaros, répteis, cavalos ou coelhos.
O sistema ainda não está completamente afinado, devolvendo por vezes resultados que são pouco semelhantes ao animal que se pretendia encontrar, mas a expetativa é de que, com o passar do tempo, e com maior utilização, venha a ser melhorado.
A app está disponível para Android e iOS, nas respetivas lojas de aplicações.