A gigante tecnológica anunciou as mais recentes atualizações que, segundo a empresa, irão ajudar as pessoas que utilizam os recursos Google, como o Maps, Pesquisa, Travel e Nest, a fazerem escolhas mais sustentáveis
Os novos serviços da Google anunciados esta quarta-feira, dia 6 de outubro, vêm no sentido de adotar uma atitude mais verde e reduzir a emissão de gases de efeito de estufa que sobreaquecem o planeta. Deste modo, na funcionalidade de pesquisa do Google, irão mudar, ainda este mês, a forma como os resultados de “mudanças climáticas” surgem no motor de busca, redirecionando os utilizadores para uma página de resultados com “informações de alta qualidade relacionadas com o clima”, informa o Google, que pretende oferecer aos utilizadores informações vinculadas por autoridades especialistas nestes temas, como as Nações Unidas. O Google pretende ainda, “no início do próximo ano” mostrar aos consumidores opções mais ecológicas – por exemplo, em pesquisas de automóveis, serão apresentados modelos híbridos ou elétricos.
Relativamente ao recurso do Google Maps, a empresa pretende disponibilizar para os utilizadores dos EUA a partir desta quarta-feira, as rotas mais eficientes em termos de combustível, o que irá ajudar na redução dos gases e poluição emitidas. De acordo com o Google, esta funcionalidade estará disponível para os utilizadores na Europa a partir do próximo ano. Com a implementação deste recurso, a empresa pretende ajudar os utilizadores a tomarem decisões mais informadas e conscientes, sensibilizando para o impacto das suas ações e, em teoria, ajudar os consumidores a reduzirem as suas emissões individuais de CO2.
No recurso de pesquisar voos pelo Google, será facultado aos utilizadores que façam escolhas mais informadas e responsáveis, dando informações como a quantidade de emissões de dióxido de carbono associada a cada voo e ainda ver como a escolha do lugar no voo pode afetar a pegada ambiental individual, isto porque um lugar em executiva ou primeira classe aumenta a quantidade de poluição emitida uma vez que, de acordo com o Google, os lugares de primeira classe, como ocupam mais espaço, emitem uma parcela maior das emissões do avião.
Paralelamente, a empresa mostrou a sua intenção de melhorar a eficiência dos semáforos, permitindo que eles indiquem o caminho mais eficiente. Para isto irá conectar o seu software de Inteligência Artificial aos semáforos de modo a poder reduzir a poluição causada pelos atrasos, marcha mais lenta e combustível gasto em interceções ou cruzamentos.
A “Nest Renew”, nome dado ao novo serviço dos termostatos Nest, irá permitir aos utilizadores que mudem, automaticamente, a temperatura para horários onde esteja disponível mais energia renovável. Uma estratégia que pretende tornar as casas mais eficientes no que diz respeito ao consumo energético bem como reduzir a quantidade de energia, bem como das redes de eletricidade, durante os horários de maiores extremos.
A implementação destas estratégias vem no sentido de anular as emissões causadas pela empresa que, desde 2007 se tem comprometido a caminhar para a sustentabilidade e é neutra em carbono.