Carl Schou publicou no Twitter uma mensagem onde conta que conseguiu desabilitar a ligação Wi-Fi de iPhones e outros aparelhos com iOS ao aproximá-los de uma rede sem fios com o nome %secretclub%power. Em alguns casos, fazer o reset das definições de rede não é suficiente para restaurar a funcionalidade.
Este especialista pertence a um grupo sem fins lucrativos que se dedica a aplicar engenharia reversa em software para investigação. Há algumas semanas, o Secret Club, nome do grupo, revelou que ligar um iPhone a uma rede chamada %p%s%s%s%s%n causa um bug que desabilita o Wi-Fi e funções de rede como é o caso do AirDrop.
O 9to5Mac explica que este comportamento se deve ao facto de se usar o símbolo de percentagem que é usado em linguagem de programação para formatação das variáveis: “o subsistema de Wi-Fi provavelmente passa o nome de rede (SSID) ‘limpo’ para uma biblioteca interna que faz a formatação da cadeia, o que por sua vez causa uma escrita arbitrária na memória e overflow do buffer. Isto leva a corrupção da memória e o mecanismo de segurança do iOS elimina o processo, efetivamente desabilitando o Wi-Fi para o utilizador”. A Apple não confirmou se está a trabalhar numa correção para esta situação.