A Microsoft revelou que vai lançar uma versão do Office 2021 para consumidores domésticos a versão Office LTSC para clientes empresariais. O objetivo é fornecer uma nova solução para os clientes que não querem subscrever as variantes cloud do Microsoft 365. Ambas devem chegar ao Windows e ao macOS ainda este ano, mas sem data específica revelada para já.
Apesar de a Microsoft não ter confirmado pormenores das melhorias que traz no Office 2021, sabe-se que há suporte ao dark mode, novidades na acessibilidade e funcionalidades como Dynamic Arrays e XLOOKUP no Excel. O Office LTSC (de Long-Term Servicing Channel) é o claro reconhecimento de que a Microsoft percebe que nem todas as empresas estão preparadas para se movimentar para a cloud e Jared Spataro, responsável do Microsoft 365 avança que “é uma questão de encontrarmos os clientes onde eles estejam (…) Temos certamente muitos clientes que se movimentaram para a cloud nos últimos dez meses, o que aconteceu em massa na verdade. Ao mesmo tempo, temos garantidamente clientes em cenários específicos que não querem mudar para a cloud já”, cita o The Verge.
A Microsoft reforça o seu compromisso em lançar outra versão perpétua do Office, mas vai mudar o preço e a forma de as suportar. O Office LTSC vai ser suportado durante cinco anos, em vez dos sete que a Microsoft habitualmente disponibiliza e os preços das versões Office Professional Plus, Office Standard e apps individuais deve aumentar 10%.
A empresa de Redmond está a alinhar os calendários de suporte do Office com os que já pratica para o Windows, com ambas Office LTSC e Windows 10 LTSC previstas para lançamento no segundo trimestre do ano.
A versão preview do Office LTSC deve chegar em abril e a versão para consumidor doméstico não vai ter a preview, chegando na forma definitiva mais para o final do ano.