A aplicação da Google tem a capacidade de cruzar a selfie do utilizador com um catálogo de milhares de obras de arte expostas em museus e já digitalizadas para o seu sistema. A app promete mostrar os vários quadros famosos que se parecem mais com a fotografia carregada. São ainda mostrados outros resultados com menores parecenças e uma percentagem indica o grau de semelhança.
A app Arts & Culture já foi criada em 2016, mas esta funcionalidade é recente e ainda não está disponível para todos os utilizadores, explica a Cnet.
Entre os comentários feitos por quem já testou a app e publicou os resultados, há alguma insatisfação pois há casos de mulheres que carregaram a sua selfie e o sistema “emparelhou-as” com quadro antigos de homens com bigode.
Não é possível carregar uma fotografia da Galeria do telefone e o utilizador é obrigado mesmo a usar a app para captar a selfie.
Além da componente lúdica de encontrar um quadro com o qual se pareça, o utilizador pode ainda obter informações sobre as obras de arte, fazer visitas virtuais aos museus e ler várias histórias sobre os artistas e o seu trabalho.