A Facebook lançou uma nova aplicação para Android: o Messenger Lite, que é uma espécie de versão ‘ligeira’ e autónoma do Messenger. O objetivo da rede social é disponibilizar uma app mais leve – tem menos de 10 MB – para mercados onde a velocidade de Internet é mais lenta e onde predominam smartphones Android mais antigos, sendo mais rápida de instalar e de iniciar. Isto sem que se percam as principais características do serviço: enviar e receber mensagens, fotografias, links e stickers. Contudo, o utilizador não terá acesso aos novos chatbots, por exemplo.
O Messenger Lite começou a ser introduzido na Malásia, Quénia, Sri Lanka, Tunísia e Venezuela, devendo chegar a outros países durante os próximos meses. Contactada pela Exame Informática, fonte oficial do Facebook confirmou que ainda não há uma data específica para a disponibilização da aplicação em Portugal.
Recorde-se que a Facebook já tinha criado uma app Lite da própria rede social, que reduzia as características disponibilizadas para conseguir, em troca, proporcionar uma experiência de utilização mais rápida. Além disso, de acordo com o TechCrunch, a Facebook esteve a testar um novo serviço de mensagens na Polónia semelhante ao Snapchat, em que as imagens e os vídeos partilhados desaparecem 24 horas após a publicação.