
Será possível meter toda a Ria de Aveiro dentro de um telemóvel? HidroRia é a resposta à questão: a app criada por investigadores da Universidade de Aveiro está apta a prever marés na Ria e nos principais braços da laguna, de forma autónoma e sem ter de se conectar às redes móveis para fazer os cálculos necessários, informa um comunicado da Universidade de Aveiro.
O mesmo comunicado refere ainda que a HidroRia «vai permitir evitar os frequentes encalhamentos das embarcações fruto do aumento da amplitude de maré e do assoreamento localizado de alguns canais, nomeadamente os de acesso a portos de recreio e piscatórios».
A HidroRia opera com base em dados recolhidos através de estações de amostragem do projeto de Monitorização Hidrodinâmica da Ria de Aveiro, que foi levado a cabo pela Administração do Porto de Aveiro. A app contou ainda com o contributo do Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira da Universidade de Aveiro e do aluno de Mestrado Hugo Silva.
João Miguel Dias acredita que a nova app pode fazer a diferença e reduzir o número de incidentes protagonizados pelas diferentes embarcações: «A atualidade destes dados é da maior relevância, considerando que a altura e instantes de ocorrência da preia-mar e da baixa-mar têm variado ao longo das últimas décadas na Ria de Aveiro».
A Universidade de Aveiro não refere qual será a data de lançamento da nova app – nem quais os sistemas operativos em que esta ferramenta poderá ser útil.