O objetivo das duas entidades é usar o Minecraft, comprado recentemente pela Microsoft, de forma a tornar as aulas de programação para os mais novos e para os adultos mais interessantes. Numa primeira fase, o desafio é chamar a atenção dos mais de cem milhões de jogadores de Minecraft para a programação, explica a Cnet.
A Hora do Código deste ano vai contar então com um módulo inspirado em Minecraft. Esta iniciativa prevê ensinar os fundamentos básicos da computação e da programação em menos de uma hora, durante a Computer Science Education Week, de 7 a 13 de dezembro.
O site da Code.org vai ter disponíveis módulos onde se usam blocos de código de programação para ajudar Steve e Alex, personagens do Minecraft, a avançar num mundo Minecraft. Por outro lado, a iniciativa deve contar ainda com módulos inspirados no Frozen ou no Star Wars.
Os estudantes interessados no programa vão poder completar 14 desagios relacionados com a programação, com o módulo do Minecraft a já estar disponível no site da Code.org.