Como se antevia, a Apple aproveitou a WDC para anunciar uma série de novidades. O principal destaque vai para o iOS 9, que apostará numa atualização da Siri. A assistente pessoal terá uma funcionalidade chamada Proactive, que disponibilizará sugestões de apps e outras sugestões contextuais, ou seja, que tenham em conta a hora do dia e a localização do utilizador.
A interface da nova versão do sistema operativo móvel da Apple também foi redesenhada e o Apple Pay também terá direito a uma atualização importante com o iOS 9. Antes de mais, chegará ao Reino Unido e promete ser compatível com mais entidades bancárias.
O iOS 9 trará a app News, que funcionará como um agregador de notícias de fontes variadas, onde o conteúdo aparecerá formatado especificamente para um layout apropriado para dispositivos móveis, o que permite que seja carregado mais rapidamente. A app começará por estar disponível nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
A nova versão do sistema operativo também inclui funcionalidades específicas para iPad e vocacionadas para o multitasking. Exemplos são atalhos no teclado do ecrã para as funções cortar, copiar e colar, e a possibilidade de correr lado a lado duas apps em simultâneo.
Os programadores registados serão os primeiros a ter acesso ao iOS 9, sendo que a versão beta chegará em julho. A versão definitiva será disponibilizada no outono e os aparelhos compatíveis são iPhone 4S e iPad 2 ou superiores.