![cortana.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1905438cortana.jpg)
A Microsoft quer usar a investigação de um projeto de inteligência artificial chamado “Einstein” para melhorar a versão atual do Cortana. O objetivo deve passar por disponibilizar o Cortana melhorado como uma app para ser instalada nos Android e Apple, noticia a
Reuters.
Esta medida faz parte de uma iniciativa maior da Microsoft e que passa por colocar software de Redmond a correr nas plataformas e dispositivos de rivais, em vez de “obrigar” os consumidores a terem de escolher máquinas com Windows.
A Microsoft quer desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial, capaz de prever o que o utilizador pretende saber. A pesquisa conseguida com o projeto “Einstein”, associada às investigações da Microsoft sobre o reconhecimento da fala e a aprendizagem das máquinas poderá permitir a criação de uma solução avançada que agrade aos utilizadores de smartphones e tablets de todas as marcas.
A Google está a trabalhar em tecnologia semelhante, usando o poder de biliões de pesquisas que são feitas através do seu motor de busca. A Apple, por sua vez, está a desenvolver mais o Siri para o usar com o CarPlay e com o HomeKit.
A chave para o sucesso do Cortana vai passar por saber onde é que o utilizador está, que horas são e o que ele está a tentar fazer. Se conseguir responder a estas questões e fornecer ajudas importantes ao utilizador, a Microsoft terá meio caminho andado para se impor aos adeptos do Android e do iOS.