A Microsoft pretende atrair os utilizadores que estejam a usar alternativas gratuitas à sua suite de produtividade. O objetivo é agradar ao segmento mobile que está em franco crescimento.
Até aqui, os utilizadores podiam ver os documentos de Word, Excel e Powerpoint no iPad gratuitamente, mas tinham de iniciar uma subscrição mensal (cerca de sete dólares) para poder criar e editar. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou que vai lançar as três apps de produtividade para o iPhone nos próximos tempos e que a versão para tablets Android vai estar terminada no próximo ano, noticia a Reuters. Em comunicado, a Microsoft explica também que está a otimizar o Office para o lançamento para o Windows 10 em breve.
As apps gratuitas como Haiku Deck, Quip, Evernote e outras Google Apps têm vindo a fazer sombra ao domínio da Microsoft no campo da produtividade.
O Office para iPad já é usado por 40 milhões de utilizadores desde que foi lançado em março deste ano. Por outro lado, os subscritores do Office 365 vão poder continuar a ter ferramentas de edição avançada, funcionalidades de trabalho colaborativo, armazenamento no OneDrive e integração com a Dropbox.