
O Windows 10 vai correr no mais variados dispositivos

O ecrã iniciar é assim… quando se acede num dispositivo tátil
A Microsoft apresentou hoje as novidades da próxima versão do Windows. Chama-se Windows 10 e chega no final de 2015.
Uma loja única vai servir conteúdos e aplicações para todos os dispositivos onde o sistema vai correr: Tablets, PCs, smartphones e na Xbox One. Aliás, este é o sistema que vem substituir o Windows Phone.
Este evento, muito direcionado para o segmento empresarial, serve para a Microsoft disponibilizar aquela que vai ser a tecnology preview: uma versão beta do novo Windows que os profissionais vão poder usar. Esta versão está disponível para download a partir de amanhã.
O botão Iniciar regressa e é possível ver, de lado, os azulejos dinâmicos que saem do menu Iniciar e podem ser redimensionados.
Ou seja, é uma mistura do aspeto do Windows 7 com algumas funcionalidades do Windows 8.1.
O botão Iniciar ganha uma barra de busca que funciona dentro do sistema, mas também apresenta resultados de pesquisas na Internet. É um regresso às funcionalidades que tinham sido relocalizadas no Windows 8.
A Microsoft trabalhou na componente multitarefa. Agora, é possível ter duas aplicações abertas em simultâneo, mas não têm de ser apps. Podem ser programas clássicos do Windows em conjunto com apps.
O tabuleiro de sistema ganha um novo botão: o Task View (A vista de tarefas, numa tradução nossa). Quando se pressiona esse botão, surgem as aplicações que estão abertas e será fácil navegar entre elas.
Mais uma vez, o tipo dos programas em execução não é tido em conta para a funcionalidade.
Não esquecendo os ecrãs tátis, a Microsoft mantém a barra lateral (charms) se fizermos um swipe da direita. No entanto, se o movimento for efetuado à esquerda vai surgir a mesma visualização das tarefas abertas.
Aliás, o menu Iniciar é diferente quando se acede num dispositivo tátil. Mostra os azulejos e, à esquerda, uma barra com atalhos.