A medida surge na sequência do caso das fotografias que vazaram da iCloud e depois de a Apple também anunciar um reforço na política de segurança. A Google explica que a encriptação de dados vai passar a fazer parte da ativação de um dispositivo Android. Até aqui, a funcionalidade era opcional e o utilizador tinha de a ativar posteriormente. Na prática, o que a nova medida faz é encriptar os dados que sejam armazenados no telefone ou no tablet e que não podem ser acedidos a não ser que se introduza a password correta.
A Apple anunciou uma iniciativa semelhante a partir do iOS 8, lançado ontem. A empresa explica que nem ela própria consegue aceder aos dados sem a password definida pelo utilizador.
«A partir da próxima versão do Android, a encriptação vai estar ativada por defeito assim que se tira o dispositivo da caixa e os utilizadores não vão ter de se preocupar com isso», explica um porta-voz da Google ao The Verge. Esta novidade deve ser incluída então no Android L que ainda será lançado este ano, embora não se conheça a data concreta. Espera-se que a nova versão traga ainda novidades ao nível visual.