
Para quem tem iPhones e envia mensagens escritas para outros iPhones, o iMessage é uma boa forma de evitar pagar à operadora SMS. Todavia, parece haver um problema grave que afeta quem muda de plataforma: os servidores da Apple recusam-se a libertar os números associados ao serviço, pelo que quem passa para Android ou Windows Phone pode nunca receber a mensagem, sem que quem envia se aperceba do problema.
Num comunicado ao re/code, a Apple reconheceu o problema: “Recentemente, resolvemos um bug do iMessage no lado dos servidores, que estava a causar um problema para alguns utilizadores, e temos soluções adicionais que deverão ser lançadas em atualizações futuras”.
Nos últimos tempos, tem aumentado o número de vozes frustradas com este problema. De tal forma que já chegou aos tribunais da Califórnia, onde uma mulher acusa a Apple de privar antigos clientes de tirar total partido dos serviços das operadoras.
Para já, uma solução temporária passa por desativar o iMessage em todos os aparelhos iOS que estejam associados à conta Apple antes de mudar para um Android ou Windows Phone. Em último caso, pode tentar-se mudar a password do Apple ID, de modo a obrigar o sistema da Apple a fazer log off em todos os dispositivos. Mas nem isto garante resultados positivos.
O Mac Rumors, por seu lado, indica que tem aumentado o tráfego de dispositivos com iOS 7.1.2, pelo que é provável que a Apple disponibilize uma última atualização a este sistema operativo antes do esperado lançamento do iOS 8 a 2 de junho próximo, no evento WWDC. É provável que esta seja a atualização referida pela empresa ao re/code.